1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

tinteiros de impressoras

 

É bem conhecido como as fabricantes de impressoras ganham muito dos seus rendimentos não diretamente com a venda das impressoras em si, mas com os produtos que estas depois necessitam para realizarem as tarefas a que se destinam – nomeadamente as tintas e tinteiros.

 

Mas o que possivelmente nem todos possuem a noção quando estão a adquirir um destes pequenos tinteiros será que o valor da tinta no interior dos mesmos é consideravelmente superior ao que se encontra ao líquido em alguns perfumes de luxo.

O portal Xataka revelou um estudo analisando os preços de cada um dos tinteiros existentes para diferentes impressoras da HP e Epson, tendo como base a necessidade de imprimir 1500 páginas tanto apenas a preto como também a cor.

 

De acordo com a análise, o custo de imprimir 1500 folhas em preto na HP varia entre 137 a 163 euros, consoante se escolha a opção de tinteiro a preto regular ou o volume “XL”, que possui mais tinta por tinteiro, mas um preço de venda mais elevado.

No caso de se pretender imprimir a cores, o custo desta tarefa eleva-se para uns impressionantes 345 a 409 euros, novamente tendo em conta os diferentes packs de tinteiros existentes.

 

tinteiros impressora hp

 

No caso da Epson, os valores são ligeiramente inferiores, com a impressão das mesmas 1500 páginas a preto a custar entre 69 e 96 euros, enquanto que as cores elevam-se para 310 e 416 euros.

 

Se tivermos estes valores em consideração, e forem feitas as contas, um litro de tinta de impressora da HP de cor preta pode atingir entre 3832 e 6663 euros. Já no caso de se usar tinta a cores o valor eleva-se para entre 4218 e 7589 euros.

No caso da Epson a tendência será idêntica: entre 1796 e 3397 euros por litro de tinta preta e entre 2394 e 3983 euros no caso de tinta a cores.

 

Para se ter uma margem de comparação, uma embalagem regular de perfume de luxo Chanel Nº5, de 200ml, custa cerca de 210 euros. Colocando este valor ao litro obtêm-se cerca de 1050 euros.

Ou seja, o preço por litro de tinta de impressora será sempre consideravelmente superior ao liquido de um perfume de luxo. Obviamente, são dois objetos diferentes e com utilizações igualmente diferenciadas, mas demonstra claramente a elevada fasquia de preços que as fabricantes aplicam nos seus tinteiros.

 

comparação tintas impressora

 

Os fabricantes atribuem os preços dos seus tinteiros, na maioria das vezes, ao custo relacionado com a produção da tinta, armazenamento e desenvolvimento das técnicas para garantir que estas fornecem a melhor qualidade possível aos utilizadores. Existe, no entanto, também a parte comercial, onde muitas fabricantes de impressoras acabam por vender os seus produtos a um preço mais reduzido – por vezes até mesmo abaixo do que custam a produzir – sendo que os lucros surgem depois da venda das tintas necessárias para o uso das mesmas. Não é difícil encontrar impressoras que possuem preços abaixo do que muitos tinteiros custam no final, o que demonstra bem esta prática.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech