1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Quad9 DNS

 

Os serviços de DNS são uma das formas mais simples de otimizar qualquer ligação domestica. Na maioria dos casos, alterar dos DNS fornecidos pelas operadoras para um personalizado costuma representar não apenas mais segurança, mas também uma possível melhoria no carregamento de conteúdos online.

 

Serviços como o Cloudflare DNS 1.1.1.1 e o Google DNS 8.8.8.8 são alguns dos mais conhecidos, mas existem outros que são igualmente importantes de analisar. E neste caso, o uso dos mesmos pode até melhorar consideravelmente a segurança da navegação no dia a dia.

 

O Quad9 não é propriamente recente, mas é uma das melhores soluções para quem pretenda obter um serviço de DNS gratuito, estável, com elevado desempenho e, acima de tudo, que protege o utilizador de malware e esquemas de phishing.

A maioria dos serviços de DNS apenas resolvem todos os domínios que sejam pedidos pelos sistemas. Mas o Quad9 vai ainda mais longe, ao fornecer uma lista que bloqueia automaticamente os domínios conhecidos como maliciosos.

 

 

Utilizando várias listas de domínios de spam, malware, phishing ou de esquemas maliciosos, o Quad9 pode bloquear o carregamento de conteúdos que, doutra forma, poderiam apresentar riscos para os utilizadores.

Uma das vantagens deste género de serviço será que, para o sistema, o bloqueio é realizado de forma automática e transparente. Quando se tenta aceder a um domínio malicioso, o DNS apenas retorna uma resposta nula, que será o mesmo que indicar que o domínio “não existe”.

 

quad9 site

 

O Cloudflare DNS e até o antigo OpenDNS também possui um sistema deste género, que bloqueia não apenas domínios maliciosos, mas também de conteúdos para adultos. A diferença encontra-se no facto que o Quad9 é capaz de bloquear um volume consideravelmente mais elevado de ameaças, tendo em conta que utiliza diferentes listas publicas de domínios conhecidos como maliciosos – invés de adotar apenas uma lista interna.

 

Em testes rápidos, é possível verificar que o Quad9 bloqueia cerca de 99% de domínios maliciosos durante a navegação, contra 20 a 50% do que se regista em outros serviços similares. Além disso, o serviço possui ainda em conta a privacidade dos utilizadores, garantindo não guardar os sites que sejam acedidos ou outra identificação do sistema.

 

No final, é uma pequena alteração que garante uma segurança e privacidade acrescida, a custo zero – obviamente, não menosprezando também o uso de um sistema de antivírus atualizado, que deve sempre ser usado.

Para usar o Quad9 basta atualizar os DNS do seu sistema para os seguintes Ips: 9.9.9.9 e 142.112.112.112.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech