A Google encontra-se a enfrentar a pressão de várias autoridades a nível global, em parte pelas práticas da empresa e a sua posição no mercado. Agora, os problemas para a empresa podem vir a surgir também das autoridades no Japão.
De acordo com os rumores, a Japan Fair Trade Commission (JFTC) encontra-se a preparar para considerar que a Google terá violado as leis da concorrência no mercado, em parte relativamente ao Chrome e ao seu motor de pesquisa. A entidade terá iniciado a investigação em Outubro, e os resultados podem agora vir a ser conhecidos.
Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, as fontes locais apontam que a entidade se encontra a terminar os preparativos para realizar esta medida, e que a Google pode ser notificada em breve.
A JFTC irá acusar a Google de requerer aos fabricantes de smartphones a assinatura de um contrato, em como necessitam de pré-instalar nos dispositivos o navegador Chrome, e até mesmo a colocar o atalho deste em certas partes da interface – ficando acima de outras apps que possam ser instaladas de origem. Os fabricantes estariam a ser forçados a aplicar estas medidas caso pretendam usar os Serviços da Google nos dispositivos, que basicamente permitem o acesso a plataformas como a Play Store.
As autoridades consideram que a Google encontra-se a violar a lei local da concorrência, e a incentivar de forma abusiva ao uso do Chrome nos navegadores. Caso se venha a confirmar, a Google pode enfrentar coimas, mas também terá de alterar as suas práticas neste mercado.
Esta medida surge na mesma altura que também as autoridades nos EUA e em outros locais encontram-se a pressionar a Google para desassociar-se do Chrome, e para alterar as suas práticas no mercado sem prejudicar os concorrentes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!