1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

operadoras mais caras

 

As três principais operadoras em Portugal – NOS, MEO e Vodafone – aumentaram o preço dos seus planos de subscrição triple play ao mesmo tempo que reduziram a oferta fornecida.

 

De acordo com os dados mais recentes da Anacom, as três operadoras fornecem pacotes triple play – TV, telefone fixo e Internet fixa – a cerca de 1.7 milhões de clientes, com 40% do mercado em Portugal.

 

Recentemente as operadoras decidiram aumentar o preço dos diferentes planos em cerca de 3.3%, o que corresponde a um euro, mas reduzindo nas características dos serviços fornecidos no final. É ainda sublinhado que o aumento de preços ocorre ao mesmo tempo para todas as operadoras, e que irá afetar tanto os novos clientes como os antigos (quando tiverem de renovar os contratos no final da fidelização, por exemplo).

A ANACOM refere ainda que a oferta média mais barata encontra-se agora nos 31 euros, sendo que este aumento de preços surge de forma muito superior à taxa de inflação.

 

No caso da MEO, o plano mais simples da empresa em Setembro encontrava-se disponível por 29.99 euros, fornecendo internet de 100 Mbps (upload e download), 120 canais de TV e telefone fixo ilimitado. A partir de Outubro o plano foi modificado para ter um custo de 30.99 euros, sendo que o volume da Internet caiu para 30 Mbps de download e 10 Mbps de upload, além de ser aplicado um limite de tráfego de apenas 500GB.

 

alterações MEO

 

No caso da NOS, a mensalidade em setembro encontrava-se nos 29.99 euros, fornecendo internet de 100 Mbps de download e 10 Mbps de upload, com tráfego ilimitado e 120 canais de TV. Em Outubro a empresa alterou o pacote para custar 30.99 euros, sendo a internet limitada para os 30 Mbps de download e 2 Mbps de upload, bem como um limite de tráfego de apenas 600GB. Em Novembro a empresa voltou atrás e colocou o plano com 10 Mbps de upload na Internet e tráfego ilimitado.

 

NOS alterações tarifários

 

Por fim, no caso da Vodafone, o plano base encontrava-se em Outubro nos 29,90 euros mensais e fornecia 100 canais de TV, com internet de 100 Mbps (download e upload). Na nova alteração em Novembro o pacote encontra-se agora nos 30.90 euros mensais e fornece a internet a 30 Mbps (download e Upload).

 

Vodafone alteração tarifários

 

A Anacom refere que estes valores são consideravelmente diferentes do que se encontra na média europeia. Em 2018 as operadoras nacionais forneciam pacotes triple play com preços entre 2 e 12.7% acima da média, sendo a exceção o caso dos pacotes de 1Gbps de internet – que se encontrava -22.3% da média, mas apenas se encontra subscrito por 1.6% dos clientes.

 

A imposição de limites de tráfego é uma medida ainda mais drástica para os clientes, e sobretudo numa altura em que o uso de plataformas de streaming ou de videochamadas tem vindo a ser consideravelmente mais elevado. O aumento de preços ocorre também numa altura em que a pandemia se encontra a afetar muitos lares.

 

Por entre as alternativas das operadoras nacionais, a NOWO ainda é a que oferece uma solução mais consistente e com planos mais baratos, mantendo o seu tarifário de 23.96 euros mensais como base.

 

As alterações do preçário vão largamente contra o que tinha vindo a ser a tendência do mercado, sobretudo pelo grande impacto que possui a nível da velocidade da Internet ou até do tráfego limite imposto, sobretudo numa fase critica da pandemia em que vivemos.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech