1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

operadoras mais caras

 

As três principais operadoras em Portugal – NOS, MEO e Vodafone – aumentaram o preço dos seus planos de subscrição triple play ao mesmo tempo que reduziram a oferta fornecida.

 

De acordo com os dados mais recentes da Anacom, as três operadoras fornecem pacotes triple play – TV, telefone fixo e Internet fixa – a cerca de 1.7 milhões de clientes, com 40% do mercado em Portugal.

 

Recentemente as operadoras decidiram aumentar o preço dos diferentes planos em cerca de 3.3%, o que corresponde a um euro, mas reduzindo nas características dos serviços fornecidos no final. É ainda sublinhado que o aumento de preços ocorre ao mesmo tempo para todas as operadoras, e que irá afetar tanto os novos clientes como os antigos (quando tiverem de renovar os contratos no final da fidelização, por exemplo).

A ANACOM refere ainda que a oferta média mais barata encontra-se agora nos 31 euros, sendo que este aumento de preços surge de forma muito superior à taxa de inflação.

 

No caso da MEO, o plano mais simples da empresa em Setembro encontrava-se disponível por 29.99 euros, fornecendo internet de 100 Mbps (upload e download), 120 canais de TV e telefone fixo ilimitado. A partir de Outubro o plano foi modificado para ter um custo de 30.99 euros, sendo que o volume da Internet caiu para 30 Mbps de download e 10 Mbps de upload, além de ser aplicado um limite de tráfego de apenas 500GB.

 

alterações MEO

 

No caso da NOS, a mensalidade em setembro encontrava-se nos 29.99 euros, fornecendo internet de 100 Mbps de download e 10 Mbps de upload, com tráfego ilimitado e 120 canais de TV. Em Outubro a empresa alterou o pacote para custar 30.99 euros, sendo a internet limitada para os 30 Mbps de download e 2 Mbps de upload, bem como um limite de tráfego de apenas 600GB. Em Novembro a empresa voltou atrás e colocou o plano com 10 Mbps de upload na Internet e tráfego ilimitado.

 

NOS alterações tarifários

 

Por fim, no caso da Vodafone, o plano base encontrava-se em Outubro nos 29,90 euros mensais e fornecia 100 canais de TV, com internet de 100 Mbps (download e upload). Na nova alteração em Novembro o pacote encontra-se agora nos 30.90 euros mensais e fornece a internet a 30 Mbps (download e Upload).

 

Vodafone alteração tarifários

 

A Anacom refere que estes valores são consideravelmente diferentes do que se encontra na média europeia. Em 2018 as operadoras nacionais forneciam pacotes triple play com preços entre 2 e 12.7% acima da média, sendo a exceção o caso dos pacotes de 1Gbps de internet – que se encontrava -22.3% da média, mas apenas se encontra subscrito por 1.6% dos clientes.

 

A imposição de limites de tráfego é uma medida ainda mais drástica para os clientes, e sobretudo numa altura em que o uso de plataformas de streaming ou de videochamadas tem vindo a ser consideravelmente mais elevado. O aumento de preços ocorre também numa altura em que a pandemia se encontra a afetar muitos lares.

 

Por entre as alternativas das operadoras nacionais, a NOWO ainda é a que oferece uma solução mais consistente e com planos mais baratos, mantendo o seu tarifário de 23.96 euros mensais como base.

 

As alterações do preçário vão largamente contra o que tinha vindo a ser a tendência do mercado, sobretudo pelo grande impacto que possui a nível da velocidade da Internet ou até do tráfego limite imposto, sobretudo numa fase critica da pandemia em que vivemos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech