1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Mensagens da Google encriptadas

 

Em meados de 2019 a Google revelou que pretendia acelerar a implementação do RCS no mercado, e que para tal iria começar a ativar o sistema nativo na sua aplicação de mensagens, que usa os servidores da própria empresa para implementar a tecnologia – para além de usar os sistemas das próprias operadoras que o suportem.

 

O RCS, ou Rich Communication Services, será a tecnologia substituta do SMS que adiciona algumas funcionalidades adicionais no sistema de mensagens, usando para tal os dados móveis e a Internet em geral. Com isto é possível implementar de forma nativa funcionalidades como o envio de mensagens de imagem, sons, vídeos e stickers – tudo sem ser contado como uma MMS.

 

Uma vez que as operadoras a nível mundial estariam a demorar para implementar a tecnologia, a Google revelou que iria integrar a sua própria tecnologia de comunicação RCS na aplicação de Mensagens da empresa – que permite usar a tecnologia sem ser obrigatório o suporte da operadora.

 

E hoje a empresa confirma oficialmente que a integração encontra-se concluída, com todos os utilizadores a terem acesso ao RCS a nível mundial – mesmo que estejam numa operadora que o suporte. Felizmente, em Portugal as três maiores operadoras já suportam a tecnologia.

 

Além deste marco, a Google também revelou que se encontra a projetar algumas novidades para a sua aplicação de mensagens, como é o caso da chegada do suporte a encriptação “end-to-end”, que impede que os conteúdos das mensagens sejam lidos por terceiros e até mesmo pela própria Google. Para esta tecnologia a empresa vai usar o protocolo Signal.

 

encriptação de mensagens google

 

Os utilizadores que estejam na versão Beta das Mensagens para Android devem começar a verificar o sistema de encriptação quando iniciem a conversa com contactos que tenham igualmente o sistema ativo. Além disso, a empresa encontra-se a focar fortemente nesta tecnologia, já que a mesma não vai ser possível de ser desativada – e irá ser aplicada também nas conversas existentes.

 

Quando as mensagens forem entregues de forma encriptada irão surgir com um pequeno cadeado junto da hora em que foram enviadas. Isto confirma que os conteúdos estão efetivamente encriptados e apenas a outra parte os pode ler.

 

De notar que o sistema de encriptação não se encontra disponível para o uso das SMS tradicionais, sendo que apenas se aplica nos conteúdos que estejam a usar o RCS. A empresa espera começar a integrar a tecnologia até ao final deste ano, e começar a disponibilizar para todos durante 2021.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech