1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Mensagens

 

A encriptação ponta a ponta pode estar a chegar brevemente à aplicação de mensagens da Google. De acordo com o código descoberto nas versões mais recentes da aplicação de Mensagens da Google, a empresa pode encontrar-se a testar formas de integrar a encriptação ponta a ponta no sistema de envio de mensagens RCS.

 

De acordo com o portal APKMirror, a Google encontra-se agora a testar integrar no sistema de mensagens RCS o suporte a mensagens encriptadas ponta a ponta, o que tornaria este sistema uma alternativa viável a plataformas como o WhatsApp.

De relembrar que o RCS é considerada a evolução das mensagens SMS, permitindo muitas mais funcionalidades no envio de mensagens através da ligação de dados, sem que tenham de ser instaladas apps de terceiros nos dispositivos.

 

Atualmente o RCS encontra-se implementado em várias operadoras, e em Portugal encontra-se praticamente sobre todas as principais entidades no mercado. Com isto, a adição de encriptação nas mensagens será um ponto a favor deste sistema. Esta impede que terceiros possam roubar as mensagens e aceder aos seus conteúdos em qualquer ponto entre a ligação dos dois dispositivos – remetente e destinatário da mensagem.

 

A versão 6.2 do Google Mensagens inclui código no seu interior que referencia a ativação deste sistema de encriptação. Por enquanto ainda nada em concreto se encontra sobre as opções da aplicação, mas é possível que isso venha a surgir no futuro próximo.

Para suportar esta encriptação, ambos os intervenientes na conversa necessitam de ter uma ligação à Internet estável, além de terem ambos o suporte ao RCS e a versão mais recente da aplicação de Mensagens. No caso de esta ligação não ser estável, a aplicação irá alertar da falta de encriptação e resolver ao backup do envio via SMS.

 

Por enquanto ainda se desconhece quando esta funcionalidade vai chegar junto dos utilizadores finais.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech