1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Mensagens

 

A encriptação ponta a ponta pode estar a chegar brevemente à aplicação de mensagens da Google. De acordo com o código descoberto nas versões mais recentes da aplicação de Mensagens da Google, a empresa pode encontrar-se a testar formas de integrar a encriptação ponta a ponta no sistema de envio de mensagens RCS.

 

De acordo com o portal APKMirror, a Google encontra-se agora a testar integrar no sistema de mensagens RCS o suporte a mensagens encriptadas ponta a ponta, o que tornaria este sistema uma alternativa viável a plataformas como o WhatsApp.

De relembrar que o RCS é considerada a evolução das mensagens SMS, permitindo muitas mais funcionalidades no envio de mensagens através da ligação de dados, sem que tenham de ser instaladas apps de terceiros nos dispositivos.

 

Atualmente o RCS encontra-se implementado em várias operadoras, e em Portugal encontra-se praticamente sobre todas as principais entidades no mercado. Com isto, a adição de encriptação nas mensagens será um ponto a favor deste sistema. Esta impede que terceiros possam roubar as mensagens e aceder aos seus conteúdos em qualquer ponto entre a ligação dos dois dispositivos – remetente e destinatário da mensagem.

 

A versão 6.2 do Google Mensagens inclui código no seu interior que referencia a ativação deste sistema de encriptação. Por enquanto ainda nada em concreto se encontra sobre as opções da aplicação, mas é possível que isso venha a surgir no futuro próximo.

Para suportar esta encriptação, ambos os intervenientes na conversa necessitam de ter uma ligação à Internet estável, além de terem ambos o suporte ao RCS e a versão mais recente da aplicação de Mensagens. No caso de esta ligação não ser estável, a aplicação irá alertar da falta de encriptação e resolver ao backup do envio via SMS.

 

Por enquanto ainda se desconhece quando esta funcionalidade vai chegar junto dos utilizadores finais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech