1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

cyberpunk ransomware

 

A popularidade de Cyberpunk 2077 pela Internet tem vindo a chamar atenção não apenas de utilizadores à procura de informações sobre o jogo, mas também de quem pretenda explorar o nome para ataques.

 

É esse o caso que se encontra agora a ocorrer com foco em utilizadores de dispositivos Android. A empresa de segurança Kaspersky revelou a descoberta de uma nova campanha de ransomware, que se encontra a propagar pela Internet, prometendo aos utilizadores versões móveis do jogo Cyberpunk 2077.

 

Este ransomware encontra-se a ser distribuído em sites que emitam a plataforma oficial da Google Play Store, levando os utilizadores a descarregar uma APK para os seus sistemas. Esta APK promete fornecer o jogo Cyberpunk 2077 nos dispositivos móveis – relembrando que o jogo não se encontra disponível para equipamentos móveis de nenhuma forma.

 

jogo falso para android

 

Uma vez instalado nos dispositivos, o ransomware procede com a encriptação de todos os dados do equipamento, e apresenta um ficheiro a informar que a desencriptação apenas será possível com o pagamento de uma determinada quantia em bitcoins.

 

Felizmente os investigadores referem que o ransomware é bastante simples de contornar, sendo que a chave de desencriptação encontra-se armazenada nos próprios ficheiros encriptados, e portanto é possível criar uma ferramenta para desencriptar os mesmos.

 

Ainda assim, fica a chamada de atenção para este género de esquemas, que na maioria das vezes tentam tirar proveito de nomes populares no mercado.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech