1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

cyberpunk ransomware

 

A popularidade de Cyberpunk 2077 pela Internet tem vindo a chamar atenção não apenas de utilizadores à procura de informações sobre o jogo, mas também de quem pretenda explorar o nome para ataques.

 

É esse o caso que se encontra agora a ocorrer com foco em utilizadores de dispositivos Android. A empresa de segurança Kaspersky revelou a descoberta de uma nova campanha de ransomware, que se encontra a propagar pela Internet, prometendo aos utilizadores versões móveis do jogo Cyberpunk 2077.

 

Este ransomware encontra-se a ser distribuído em sites que emitam a plataforma oficial da Google Play Store, levando os utilizadores a descarregar uma APK para os seus sistemas. Esta APK promete fornecer o jogo Cyberpunk 2077 nos dispositivos móveis – relembrando que o jogo não se encontra disponível para equipamentos móveis de nenhuma forma.

 

jogo falso para android

 

Uma vez instalado nos dispositivos, o ransomware procede com a encriptação de todos os dados do equipamento, e apresenta um ficheiro a informar que a desencriptação apenas será possível com o pagamento de uma determinada quantia em bitcoins.

 

Felizmente os investigadores referem que o ransomware é bastante simples de contornar, sendo que a chave de desencriptação encontra-se armazenada nos próprios ficheiros encriptados, e portanto é possível criar uma ferramenta para desencriptar os mesmos.

 

Ainda assim, fica a chamada de atenção para este género de esquemas, que na maioria das vezes tentam tirar proveito de nomes populares no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech