O Telegram é uma plataforma usada por milhões de utilizadores em todo o mundo, e considerada também como uma das mais centradas na privacidade e segurança. No entanto, uma recente funcionalidade introduzida na mesma pode colocar em risco a localização exata dos utilizadores.
Uma das funcionalidades do Telegram é conhecida como “Pessoas Próximas”, e basicamente permite que os utilizadores possam verificar outros utilizadores do Telegram próximos do mesmo – em redor. O objetivo passa por facilitar a interação com grupos locais e pessoas próximas do utilizador.
Esta funcionalidade permite que os utilizadores acedam ao perfil do Telegram, o que corresponde à imagem de perfil, nome e outra informação que esteja publicamente disponível. No entanto, esta também apresenta exatamente a distância a que cada utilizador está – com uma precisão ao metro e que corresponde a um circulo em torno de onde o utilizador se encontre. Apenas com esta informação, é difícil clarificar exatamente onde outros utilizadores se encontram, já que poderá abranger uma grande zona.
O problema de apresentar esta informação é, no entanto, bastante claro: um utilizador mal-intencionado pode usar essa informação para triangular a localização exata onde o utilizador se encontra. Tendo apenas em conta os dados que o Telegram fornece, um utilizador pode conseguir obter a localização exata de outro utilizador triangulando a distância a partir de diferentes pontos.
Este processo pode ser feito simplesmente com a alteração do local de onde é feita a medição, o que nem necessita de ser feito andando fisicamente – pode-se usar algo como uma app de “Fake GPS” para adulterar a localização e, desta forma, triangular o resultado mais facilmente.
No final, é possível obter a localização de um utilizador sem grande dificuldade, praticamente ao metro. A extrema precisão deste resultado pode não ser considerada a melhor prática para quem pretenda privacidade e segurança.
Felizmente, os utilizadores também podem desativar a funcionalidade nas suas aplicações, para prevenirem que a sua localização seja partilhada em tempo real. Para tal basta aceder à opção sobre o menu lateral do Telegram e selecionar a opção "Parar de me mostrar".
Nenhum comentário
Seja o primeiro!