Apesar de estar a poucos dias de ser feita a transição, Donald Trump não pretende abandonar a Casa Branca sem antes deixar um último ataque direto contra a Huawei, o qual chega agora sobre uma nova medida.
De acordo com a agência Reuters, a administração de Trump encontra-se a alertar a Intel, bem como vários outros fabricantes de chips nos EUA, para o facto que poderá começar a revogar licenças fornecidas no passado para que estas empresas pudessem continuar a trabalhar com a Huawei – e que os pedidos futuros poderão ser também rejeitados.
Fontes próximas do governo apontam que a medida prevê suspender algumas das licenças que teriam sido fornecidas no passado, e que permitiam a determinadas empresas – como a Intel – continuarem a trabalhar com a Huawei. As fontes indicam ainda que, pelo menos, oito licenças já terão sido rejeitadas de quatro entidades diferentes, e mais estão previstas durante os próximos dias.
Além disso, algumas das licenças em questão aparentemente teriam sido pedidas pelas empresas faz meses, mas apenas agora estão a receber uma rejeição da administração – a poucos dias de Donald Trump abandonar o cargo.
O Departamento de Comercio dos EUA não confirmou diretamente a medida, mas em comunicado refere que as autoridades continuam a analisar constantemente cada caso para aplicar as regras de licenciamento, tendo em vista a proteção da segurança nacional e interesses internacionais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!