1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook acessibilidade

 

O Facebook é uma plataforma que conta com milhares de conteúdos diferentes publicados todos os dias – artigos, comentários de amigos, fotos e vários outros. A grande maioria dos utilizadores é capaz de identificar rapidamente as pessoas numa foto ou conteúdos da mesma, mas a mesma situação não acontece para quem tenha problemas de visão.

 

Para ajudar estes utilizadores, o Facebook tem vindo desde 2016 a contar com uma funcionalidade conhecida como AAT - Automatic Alt Text. Esta permite converter automaticamente o que se encontra numa foto, utilizando Inteligência Artificial, para texto, facilitando o reconhecimento por utilizadores que façam uso de sistema de leitura de conteúdos.

 

Hoje a empresa revela consideráveis melhorias a nível deste sistema, que devem tornar o uso da rede social ainda mais acessível para todos os utilizadores. De acordo com a empresa, o número de objetos e conceitos que o AAT pode agora reconhecer em fotografias no Instagram e Facebook aumentou mais de 10 vezes desde que a ferramenta foi introduzida pela primeira vez, para mais de 1200. Como resultado, mais imagens terão descrições.

 

Além disso, o Facebook expandiu as categorias de objetos e conceitos existentes e adicionou novas categorias. O novo AAT tem a capacidade de reconhecer atividades, pontos de referência e tipos de animais, permitindo descrições mais completas - por exemplo "Pode ser uma selfie de duas pessoas, ao ar livre, na inclinada Torre de Pisa." As descrições de texto alternativo são formuladas de uma forma simples, facilitando a tradução para 45 idiomas, e permitindo assim que cheguem ao máximo de utilizadores possíveis.

 

novo sistema acessibilidade Facebook

 

O AAT também pode agora disponibilizar informações detalhadas sobre uma imagem, incluindo a posição dos objetos numa foto (superior, central, inferior ou esquerda, centro, direita) e o seu tamanho relativo (primário, secundário). A descrição detalhada da imagem pode ser acedida com um toque longo numa foto em Android e com uma "ação personalizada" numa foto em iOS.

 

De relembrar que o AAT está disponível para fotografias no Facebook no feed de notícias, perfis e grupos. O AAT também está disponível quando uma fotografia é aberta na visualização de "detalhes" (onde a imagem aparece em ecrã inteiro e o fundo é preto). No Instagram, o AAT está disponível para fotos no feed, Explorar e Perfil.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech