1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

iOBIT

 

Durante o início da semana passada, começaram a surgir relatos de um possível ataque ao sistema dos fóruns da empresa IObit, mais conhecida por ter alguns programas para Windows de otimização e segurança.

 

O caso começou com um conjunto de utilizadores que receberam mensagens suspeitas da empresa, a informar que teriam ganho um ano de produtos gratuitos. Estas mensagens tinham sido enviadas diretamente dos servidores da IObit e também redirecionavam os utilizadores para o site da empresa – onde supostamente poderiam descarregar o software gratuito.

 

O problema encontrava-se no facto que, na realidade, estas mensagens tinha sido parte de um ataque direcionado contra a empresa, e onde os utilizadores eram encaminhados para uma falsa página que continha ficheiros de ransomware – prometendo o tal software gratuito da empresa.

 

Mais tarde veio a confirmar-se que este ataque terá começado sobre os fóruns da entidade, onde um grupo de hackers terá obtido acesso a toda a informação dos servidores da empresa, bem como dos utilizadores registados sobre o portal da mesma e que receberam o email malicioso.

 

Cerca de uma semana depois, no entanto, parece que os problemas ainda se mantêm. Os fóruns da IObit voltaram durante o dia de hoje e apresentar uma mensagem a informar sobre o ataque, e indicando que a empresa teria de pagar mais de 100.000 dólares na criptomoeda DERO para evitar a divulgação de dados obtidos com o ataque. O site foi, entretanto, colocado offline, e encontra-se atualmente indisponível para acesso.

 

ataque servidor iobit

 

Este caso torna-se consideravelmente mais grave tendo em conta que a IObit ainda não deixou qualquer comentário acerca deste ataque, tanto a reconhecer o mesmo como até em resposta aos utilizadores. Pela internet uma crescente onda de utilizadores demonstram-se preocupados com a falta de resposta da empresa sobre o ataque, e ainda mais sobre as medidas que estão a ser feitas para proteger os dados dos utilizadores.

 

É importante relembrar que a IObit possui vários softwares de otimização e segurança para Windows, incluindo um antivírus. No entanto, a imagem de pouca credibilidade deixada sobre estes ataques e a falta de resposta da empresa parecem estar a deixar os utilizadores preocupados – ainda mais para quem use o software da marca.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech