Cerca de dois dias depois de terem sido reveladas as práticas de recolha de dados abusiva da Avast, sobre vários dos seus produtos, a empresa deixa a resposta sobre o caso com mais indicações do que se encontra a acontecer.
A empresa afirma que a recolha de informações é algo que ocorre com qualquer software antivírus, e quanto à venda destes dados para terceiros a empresa garante que toda a informação considerada “pessoal” é eliminada antes de ser enviada para entidades externas.
De acordo com o blog da empresa, a Avast garante que não se encontra a colocar em risco os dados dos utilizadores, sendo que nenhuma informação identificativa dos mesmos é vendida para terceiros. Além disso a empresa garante ainda que os utilizadores estão sempre no total controlo dos seus dados, e podem confirmar se pretendem ou não que os mesmos sejam recolhidos e enviados para a empresa.
A empresa afirma ainda que todos os dados recolhidos encontram-se dentro dos termos legais, e encontram-se estipulados nos Termos de Serviço e Politica de Privacidade da empresa.
Por fim, a empresa também afirma que irá realizar algumas mudanças na forma como os utilizadores dão ou não permissão para a recolha dos dados e envio dos mesmos para a empresa, nomeadamente com a introdução de um novo questionário sempre que um programa da Avast é instalado a informar se é pretendida a recolha de dados.
Apesar desta clarificação, a empresa deixou de lado a explicação sobre como muita da informação recolhida pela mesma ainda pode ser utilizada para identificar individualmente os utilizadores, algo que a investigação inicial tinha relatado.
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