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As autoridades dos EUA aplicaram uma multa à Avast, empresa de segurança, por vender os dados dos utilizadores dos programas da empresa para fins publicitários. A empresa encontra-se ainda banida de usar os mesmos no futuro para venda ou para fins de publicidade.

 

De acordo com a FTC, a Avast terá violado os direitos de milhares de consumidores, ao recolher, armazenar e vender os seus dados de navegação, sem o conhecimento dos mesmos, para fins de publicidade. Esta recolha era realizada enquanto os mesmos estariam a usar softwares da empresa que, teoricamente, prometiam bloquear essa recolha de informação.

 

A FTC acusa a Avast das suas práticas, sobretudo porque o software que a empresa fornecia aos consumidores era apresentado como sendo usado para bloquear exatamente essa recolha de informações.

Ao mesmo tempo, as autoridades alegam ainda que a quantidade de dados recolhidos dos utilizadores é surpreendente, com mais de oito petabytes de informação armazenada pela empresa datada de 2014.

 

A FTC alega ainda que a Avast terá começado a recolher os dados desde 2014, e não informou os consumidores de tais práticas, ao mesmo tempo que não fornecia formas simples de impedir essa recolha ou dos utilizadores removerem os dados que foram recolhidos.

 

Por entre a informação recolhida encontram-se dados dos sites visitados, a hora em que tal ocorreu, e em alguns casos, informação potencialmente sensível que poderia encontrar-se nos sites. A empresa alega que todos os dados foram recolhidos de forma anónima, embora as autoridades tenham confirmado que existe a possibilidade de associar a informação recolhida com utilizadores específicos.

 

A FTC acusa ainda a Jumpshot, empresa subsidiária da Avast que realizava a recolha dos dados, de armazenar os mesmo de forma indefinida, além de ter vendido esses dados para mais de 100 empresas entre 2014 e 2020.

 

A empresa encontra-se assim com uma multa de 16.5 milhões de dólares, derivado das atividades realizadas com o seu software. Além disso, a empresa terá ainda de eliminar todos os dados recolhidos durante estes anos, e encontra-se proibida de recolher dados sem autorização dos seus clientes.

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