1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Metalenz lentes

 

Uma nova empresa no mercado encontra-se a preparar o que pode ser uma verdadeira revolução a nível das lentes para câmaras de smartphones. A Metalenz revelou uma nova tecnologia de lentes que, a chegar ao mercado, poderá melhorar consideravelmente a qualidade dos conteúdos capturados através de sensores de smartphones.

 

De acordo com a empresa, este novo sistema de lentes usa o que é conhecido como uma tecnologia de meta superfícies óticas. Estas lestes permitem capturar imagens com igual ou melhor qualidade do que as tradicionais, além de permitirem ainda captura mais luz nas fotos e melhorarem a qualidade em sensores telefoto, tudo enquanto ocupam consideravelmente menos espaço no interior dos dispositivos.

 

Atualmente, cada sensor fotográfico de smartphones conta com lentes colocadas umas sobre as outras – como exemplo, o iPhone 12 Pro utiliza um conjunto de lentes compostas por sete elementos diferentes. Este conjunto de lentes usam-se para melhorar a qualidade das imagens finais, ao mesmo tempo que aumentam a nitidez e claridade – mas também ocupam mais espaço no modulo da câmara.

 

câmara em smartphone

 

Este é um dos motivos pelos quais vários smartphones atualmente contam com uma estrutura saída para as câmaras traseiras, já que passam a contar com mais lentes e necessitam de mais espaço para serem colocadas – e esta tendência tem vindo a ser de aumentar o tamanho dos módulos das câmaras com cada novo modelo, apesar de os sensores propriamente ditos serem relativamente pequenos.

 

É aqui que entra o novo design de lentes da Metalenz. Uma única lente da Metalenz é capaz de conjugar diferentes camadas de vidro com uma milésima da espessura de um cabelo humano, o que faz com que tenham um tamanho consideravelmente inferior. Isto também permite que sejam colocadas mais camadas por lente, aumentando no final a qualidade das mesmas.

 

No final, apenas uma lente desta nova tecnologia pode ter uma considerável redução no espaço ocupado, ao mesmo tempo que fornece uma qualidade idêntica ou superior aos sistemas de multi-lentes existentes atualmente na maioria dos smartphones.

 

A Metalenz espera começar a produzir as primeiras unidades comercialmente no final deste ano, sendo que o primeiro uso das mesmas será sobre sensores 3D em alguns smartphones de um fabricante ainda não revelado. No entanto, com o sucesso das mesmas, é possível que estas venham a ser integradas em mais dispositivos ao longo do tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech