1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Smartphone a capturar imagem

 

A LG pode ter saído do mercado dos smartphones, mas ainda é uma das empresas que produz muitos dos componentes para dispositivos atualmente no mercado. E com isto, a empresa pode ter agora confirmado uma nova tecnologia que poderá surgir em breve em novos smartphones.

 

A empresa LG Innotek acaba de revelar um novo sistema de câmaras para smartphones, que iria permitir aplicar um sistema de telefoto com zoom verdadeiro até 9 vezes. Este sistema iria permitir manter toda a qualidade das fotos capturadas com zoom, enquanto reduziria o número de componentes necessários - o que permitiria criar módulos mais pequenos e adaptados para smartphones.

 

Este sistema é parecido com o que a Samsung tinha confirmado para o Galaxy S20 Ultra, mas este apenas permitia até quatro vezes de zoom real. O modelo da LG Innotek vai mais longe, ao permitir ainda mais zoom, sem perda de qualidade.

 

A maioria dos sensores de telefoto atualmente no mercado usam uma combinação de zoom real com digital, onde a lente é responsável por foco e captura de conteúdos em formato típico – 2x, 4x, 6x, etc. Por outro lado, para valores intermédios – como 2.5x ou 4.5x – é usada uma combinação de zoom digital.

No entanto, o zoom digital leva quase sempre a quebras na qualidade final. É aqui que a nova lente da LG Innotek pode ter vantagens, já que permite o zoom em qualquer valor final em até nove vezes, sem que seja necessário aplicar zoom digital.

 

Este sistema usa um conjunto de mecanismos similares aos que se encontram em várias câmaras DSLR e nos seus sistemas de zoom, e que permitem a regulação gradual do mesmo. De acordo com a LG, o sistema permite controlar o zoom de ao milímetro, ao mesmo tempo que o desenho da estrutura da lente se encontra adaptado para usar menos energia – uma vantagem certamente importante para smartphones.

 

Esta tecnologia conta ainda com um sistema de estabilização ótica de imagem, para evitar imagens capturadas com blur ou desfocadas/tremidas. Como se pode notar, no entanto, a principal vantagem deste sistema será mesmo o facto que o sensor fotográfico pode assim capturar todo o conteúdo com a qualidade máxima possível, sem que tenha de ser feito o zoom digital com perdas associadas.

 

Ao mesmo tempo, a LG afirma que trabalhou com a Qualcomm para também integrar as tecnologias dos novos módulos com os processadores Snapdragon 8 Gen 2, de forma a garantir ainda mais otimização na captura de conteúdos.

 

Espera-se que este novo sistema venha a começar a surgir brevemente em novos dispositivos lançados no mercado, sendo que a LG espera que os primeiros modelos com o mesmo sejam revelados durante a CES 2023, prevista para o dia 3 de Janeiro.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech