A próxima atualização do Windows 10, conhecida como Windows 10 Sun Valley ou simplesmente por 21H2, encontra-se prevista de ser revelada durante a segunda metade deste ano. Esta versão vai focar-se sobretudo em algumas mudanças a nível do visual do sistema, mas também de algumas novidades em funções existentes no mesmo.
Mas quais serão exatamente essas novidades? A lista ainda é provisória, mas para já vamos analisar um pouco melhor tudo o que se sabe que irá chegar no Windows 10 Sun Valley, juntamente com todas as mudanças que estão previstas.
> Nova Área de Transferência inteligente
O Gestor da Área de Transferência do Windows (acessível pelo atalho do teclado WIN+V) não é algo novo. No entanto, com o Windows 10 Sun Valley vai receber consideráveis melhorias.
Um dos destaques encontra-se na capacidade de inserir diretamente emojis e GIFs pelo painel, bem como a capacidade de colar o texto em formato simples. Surgem ainda novas opções para fixar conteúdos importantes, sincronizar com a cloud da Microsoft ou eliminar os dados.
> DNS over HTTPS (DoH) integrado no sistema
Para os amantes da privacidade online, o Windows vai finalmente integrar o suporte ao DNS over HTTPS (DoH), algo que vai garantir um pouco mais de segurança nos pedidos DNS do sistema.
Esta tecnologia é algo que a maioria dos servidores DNS públicos mais usados na Internet suportam, e a maioria dos navegadores mais recentes também começaram a integrar de forma nativa. No entanto, com a integração direta com o Windows 10, isto vai permitir que todos os pedidos DNS sejam verdadeiramente encriptados.
Esta funcionalidade já se encontra em testes sobre o Windows 10 para o programa Insider, e espera-se que venha a ser disponibilizado de forma efetiva para todos os utilizadores com o Windows 10 21H2.
> Novo sistema de Gestão dos Discos
Com a versão do Windows 10 21H2 a Microsoft vai começar a migrar algumas das suas ferramentas do sistema diretamente para a app de Definições. Uma das primeiras a receber esse tratamento será a funcionalidade de gestão dos discos.
Esta funcionalidade, que anteriormente encontrava-se disponível apenas sobre uma app dedicada ou pelo Painel de Controlo, vai agora encontrar-se diretamente acessível pela app de Definições do Windows 10, permitindo aos utilizadores ajustar, formatar ou gerir os vários discos do sistema num único ponto central de acesso.
> Melhorias no desempenho de GPUs dedicados e integrados
O Windows 10 21H2 vai contar com várias melhorias a nível das GPUs dedicadas e integradas, dando mais controlo aos utilizadores sobre qual a GPU a usar em sistemas com as mesmas – sobretudo útil para computadores portáteis.
Os utilizadores poderão selecionar, por aplicação, qual a gráfica correta a usar conforme se pretenda mais ou menos desempenho no final – algo que ainda hoje é um grande problema para sistemas deste género.
> Melhorias na gestão do som
A Microsoft irá melhorar consideravelmente as ferramentas de gestão do som do sistema, colocando as mesmas ainda mais acessíveis a partir das Definições, e deixando de lado algumas apps mais antigas do sistema – como é o caso das configurações pelo Painel de Controlo ou o Gestor de Áudio.
> Nova interface e animações
A Microsoft encontra-se a preparar algumas mudanças a nível da Fluent Design, sobretudo no design da mesma e também nas animações do sistema. Algumas destas mudanças podem ser já verificadas sobre as versões do Windows Insider, como é o caso das novas animações mais suaves do sistema.
Espera-se que a versão 21H2 venha a introduzir também um novo design para as janelas do sistema, com cantos arredondados e um sombreado mais vivo.
Esta versão deve ainda contar com melhorias a nível do Explorador de ficheiros do sistema, que deverá finalmente integrar um novo design mais adaptado para a interface em geral do Windows.
> Novo sistema de monitorização da bateria
Sobretudo útil para os utilizadores em portáteis, a Microsoft encontra-se a desenvolver uma nova secção dedicada à gestão da bateria, que apresenta informação mais detalhada sobre o consumo de energia e quais as apps que estão a contribuir para um maior desgaste em geral.
Esta nova funcionalidade apresenta mais detalhes sobre o estado da bateria, a sua capacidade e também a listagem de aplicações em segundo plano no sistema que podem estar a levar a um desgaste mais elevado – e é bastante similar ao que se encontra também em sistemas como o Android e iOS, com informação detalhada sobre cada caso.
> Notificações sobre mudanças no sistema e novidades
Por vezes as mudanças que a Microsoft introduz no Windows 10 acabam por passar despercebidas para uma grande maioria dos utilizadores. A pensar nisso, a próxima versão do Windows 10 vai contar com um sistema de informação que notifica os utilizadores sobre novas funcionalidades, melhorias e ferramentas úteis.
O que acha de todas as mudanças que estão previstas para o Windows 10?
Deixe nos comentários a sua opinião!
Nenhum comentário
Seja o primeiro!