A Apple terá recentemente concordado com uma nova legislação na Rússia, onde o governo poderá selecionar determinadas aplicações para serem pré-instaladas nos dispositivos vendidos sobre o pais.
Segundo revela o portal Vedomosti, os utilizadores na Rússia que venham a adquirir novos iPhones deverão receber uma notificação durante o setup inicial, questionando quais as apps relacionadas com o governo russo – e aprovadas pelo mesmo – que pretendem ter instalado nos seus dispositivos “de origem”. Esta nova medida vai começar a ser aplicada em todos os dispositivos vendidos a partir de 1 de abril de 2021.
Entre as apps aprovadas pelo governo russo encontra-se a aplicação de email “Mail-ru”, a app do sistema de pagamento MIR, rede social VKontakte, Odnoklassniki e a app de antivírus da Kaspersky.
Já a legislação sobre utilizadores do Android esclarece que estes terão as apps pré-instaladas no sistema, sem a possibilidade de escolherem quais as pretendidas ou não.
De relembrar que a nova legislação vai obrigar todos os dispositivos vendidos na Rússia a contarem com apps selecionadas pelo governo como estado pré-instaladas – estas apps poderão variar a nível de funcionalidades, mas a maioria encontra-se relacionada com empresas ou serviços que se encontram sediados no pais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!