1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Wikipédia website

 

As informações da Wikipédia são usadas em várias plataformas online para os mais variados fins, sendo que o portal é uma fonte de conhecimento livre e gratuita para todos. No entanto, não existem dúvidas que a Apple aproveita muita da informação existente na plataforma para fornecer como dados para a Siri e os seus serviços.

 

Atualmente não existe qualquer relação comercial entre a Wikipédia e a Apple para a recolha destes dados, mas isso pode vir a mudar em breve.

De acordo com o portal Wired, a Apple pode vir a ter de pagar para poder usar a informação da Wikipédia dentro dos seus serviços, como parte de uma recente mudança da Wikimedia Foundation – entidade responsável pela Wikipédia e serviços relacionados.

 

A entidade revelou que vai lançar este ano a Wikimedia Enterprise, uma plataforma focada para empresas e programadores, no sentido de fornecer acesso a informação que permita aceder mais rapidamente e de forma mais simples aos dados que existem sobre a sua plataforma.

 

Apesar de ainda serem desconhecidos detalhes sobre este novo projeto, tudo aponta que grandes empresas que recorrem aos serviços da Wikimedia Foundation para obter informações, poderão agora ter um meio mais simples e rápido de obter esses dados, ao mesmo tempo que também ajudam no desenvolvimento do projeto.

 

É também importante sublinhar que o surgimento do Wikimedia Enterprise ocorre depois de, em 2018, Lisa Seitz-Gruwell, Chefe do departamento de receitas da entidade, ter criticado a Apple por usar os dados da plataforma nos seus serviços e junto dos seus utilizadores sem dar qualquer contrapartida para a Wikimedia Foundation.

 

O Wikimedia Enterprise encontra-se previsto de ser oficialmente lançado no mercado durante este ano, embora mais detalhes devam vir a ser revelados durante os próximos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech