1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Wikipédia

 

A Google revelou ter chegado a um acordo formal com a Wikimedia Foundation, a organização responsável pela Wikipédia. Neste acordo a Google paga à entidade para continuar a apresentar nos resultados de pesquisa informações recolhidas da plataforma – como é o caso do Painel de conhecimento lateral que surge sobre alguns termos de pesquisa.

 

Este novo acordo coloca a Google como uma das primeiras empresas a fazer parte do Wikimedia Enterprise, um novo programa da Wikimedia Foundation focado em permitir que grandes entidades que façam uso dos serviços da plataforma possam ajudar também no desenvolvimento da mesma.

 

A entidade afirma que o acesso aos dados da Wikipédia vai sempre continuar a ser possível de ser feito gratuitamente. No entanto, a entrada neste programa poderá trazer benefícios para ambas as partes, e ajuda diretamente a Wikipédia a continuar o desenvolvimento da sua plataforma.

 

Segundo Tim Palmer, Global Product Partnerships na Google, “A Wikipédia é um recurso único e valioso, criado gratuitamente para o mundo pela sua comunidade dedicada de voluntários. Há muito que apoiamos a Wikimedia Foundation em busca dos nossos objetivos partilhados de expandir o conhecimento e o acesso à informação para as pessoas em todos os locais. Estamos ansiosos por reforçar a nossa parceria com a Wikimedia Enterprise, investindo ainda mais na sustentabilidade a longo prazo da fundação e no ecossistema de conhecimento que continua a construir.

 

É importante relembrar que a Google recolhe bastante informação da Wikipédia para apresentação nos seus resultados de pesquisa. A empresa é talvez uma das maiores entidades a realizar essa recolha de dados, e como tal esta é também uma forma da empresa reconhecer a importância de uma das maiores enciclopédias da internet.

 

É também importante relembrar que, no passado, a Google já tinha investido na Wikimedia Foundation, mas através de doações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech