Um vasto conjunto de entidades associadas com a Comissão Europeia foram recentemente alvo de um largo ciberataque, que terá afetado várias plataformas associadas com a mesma.
De acordo com a agência Bloomberg, um porta-voz da Comissão Europeia confirmou o incidente, que terá ocorrido durante a semana passado, e afetado um vasto conjunto das infraestruturas da organização. A mesma fonte aponta ainda que a investigação encontra-se a ser realizada, e como tal os detalhes conhecidos até ao momento são escassos.
A CE encontra-se a trabalhar em conjunto com a CERT-EU para averiguar mais informações relativamente a este ataque e os seus impactos, mas até ao momento não existem registos de qualquer informação comprometida.
Apesar disso o ataque terá sido de elevada gravidade, ao ponto que vários executivos de topo na organização terão sido notificados do mesmo. Além disso, o ataque terá sido maior do que o normalmente registado contra a organização, o que elevou também o estado de alerta sobre o mesmo.
É importante relembrar que ainda de forma recente o ataque da SolarWinds conjugado também com uma grave falha em servidores de Microsoft Exchange acredita-se que tenham causado possíveis roubos de informações associadas com diferentes entidades a nível mundial, e a Comissão Europeia será certamente uma delas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!