Ao longo das últimas semanas a Google tem vindo a testar uma nova forma de fornecer informações aos anunciantes para publicidade direcionada, mas mais amiga da privacidade dos utilizadores – de acordo com o que a Google afirma.
O FloC é uma tecnologia que pretende substituir os cookies para apresentação de publicidade direcionada, sendo menos invasiva da privacidade dos utilizadores finais. Invés de usar cookies para monitorizar as preferências de temas para cada utilizador e apresentar publicidade direcionada com base nos mesmos, o FloC coloca todos os utilizadores sobre um determinado tema, sem identificar os mesmos diretamente.
A Google acredita que, com esta medida, os anunciantes podem continuar a ter o seu sistema de publicidade direcionada para os utilizadores, mantendo a privacidade dos mesmos. No entanto, nem todos estão convencidos com estes argumentos.
O FloC é uma tecnologia desenvolvida pela Google e aplicada sobre o Chrome – ou que a empresa pretende que assim o seja – e que levanta questões pelo facto que a própria Google é uma empresa de publicidade, com uma maioria dos seus ganhos a serem originados exatamente pela publicidade direcionada e recolha de informações dos utilizadores. Alguns defensores da privacidade acreditam que o FloC será um conceito que apenas pretende dar mais controlo à Google sobre a recolha de informações dos utilizadores em geral.
A tecnologia em geral tem vindo a passar por fases de testes, e atualmente apenas 0.5% dos utilizadores do Chrome possuem a mesma ativa. No entanto, a Google espera alargar este valor para 5% durante os próximos meses.
Apesar de existirem formas de bloquear esta tecnologia de ser implementada nos navegadores, ou do seu registo ser bloqueado, o Brave foi um dos primeiros navegadores a indicar que não vai implementar o uso do FloC junto dos utilizadores do mesmo. De acordo com a entidade, as funcionalidades do Chromium que são usadas para o FloC vão ser desativadas em todas as futuras versões do Brave, e sobretudo quando a versão final do sistema chegar ao público em geral.
Todas as versões do Brave 1.25 e superiores devem agora encontrar-se com o FloC desativado por padrão, e isto deverá manter-se para todo o futuro da tecnologia. É possível, no entanto, que o navegador venha a permitir no futuro aos utilizadores controlarem se pretendem que a funcionalidade seja usada ou não, mas para já a ideia será de centrar na privacidade, desativando a função.
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