1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Google FLoC

 

Faz algumas semanas que a Google começou a testar a nova tecnologia FLoC, que a empresa apelida como sendo uma alternativa mais privada para os cookies, permitindo aos anunciantes continuarem a apresentar publicidade direcionada.

 

Recentemente a empresa começou a testar a tecnologia em larga escala com a inclusão da mesma em alguns utilizadores do Chrome – e para o futuro espera-se que venha a ser integrada para todos os utilizadores. No entanto, nem todos estão contentes com esta medida.

 

Em parte, alguns defensores da privacidade online consideram que o FLoC é apenas mais uma forma de a Google controlar o mercado da publicidade online, e que vai continuar a permitir a recolha de informação dos utilizadores, trazendo pouco ou nenhum benefício para os utilizadores finais.

 

Esta é uma ideia que alguns navegadores têm também vindo a apontar, tanto que agora o Brave, Vivaldi e DuckDuckGo revelaram que não vão integrar a tecnologia sobre os navegadores que estão desenvolvidos sobre esses mesmos nomes.

 

Todos os navegadores revelaram que não vão apoiar a utilização de FLoC sobre os navegadores em seu controlo, tanto que o DuckDuckGo revelou mesmo uma extensão para o Chrome que permite bloquear esta tecnologia de funcionar.

 

Segundo esta plataforma, o FLoC não vai eliminar nenhum género de conflito com a privacidade dos utilizadores face ao que existia atualmente. Os sites vão poder continuar a monitorizar quais os grupos onde os utilizadores se encontrem integrados, e vão continuar a apresentar publicidade direcionada para os mesmos.

 

Os criadores do navegador Brave também foram os primeiros a indicar que não iriam incluir a tecnologia no navegador, tanto que a mesma foi removida das versões de teste do seu navegador e também das versões de teste do navegador para Android – com a base do código no Chromium a ser inteiramente desativada.

 

Os criadores do Brave vão ainda mais longe, ao afirmar que a Google poderia ter aproveitado esta oportunidade para desenvolver uma tecnologia que realmente fosse benéfica para os utilizadores finais, e garantisse a privacidade dos mesmos, invés de criar algo que apenas pretende dar mais controlo para as ideias da empresa como esta a vê na Internet.

 

NoFLoC

 

Por fim, o Vivaldi também vai deixar de lado a integração do FLoC no seu navegador, apelidando a tecnologia de bastante “perturbadora” para a privacidade dos utilizadores em geral.

 

Apesar de todas estas criticas, a Google parece focada em lançar o FLoC como um meio alternativo e mais privado para os utilizadores de receberem publicidade direcionada, sem terem impacto direto no funcionamento da mesma para os anunciantes.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech