Faz algumas semanas que a Google começou a testar a nova tecnologia FLoC, que a empresa apelida como sendo uma alternativa mais privada para os cookies, permitindo aos anunciantes continuarem a apresentar publicidade direcionada.
Recentemente a empresa começou a testar a tecnologia em larga escala com a inclusão da mesma em alguns utilizadores do Chrome – e para o futuro espera-se que venha a ser integrada para todos os utilizadores. No entanto, nem todos estão contentes com esta medida.
Em parte, alguns defensores da privacidade online consideram que o FLoC é apenas mais uma forma de a Google controlar o mercado da publicidade online, e que vai continuar a permitir a recolha de informação dos utilizadores, trazendo pouco ou nenhum benefício para os utilizadores finais.
Esta é uma ideia que alguns navegadores têm também vindo a apontar, tanto que agora o Brave, Vivaldi e DuckDuckGo revelaram que não vão integrar a tecnologia sobre os navegadores que estão desenvolvidos sobre esses mesmos nomes.
Todos os navegadores revelaram que não vão apoiar a utilização de FLoC sobre os navegadores em seu controlo, tanto que o DuckDuckGo revelou mesmo uma extensão para o Chrome que permite bloquear esta tecnologia de funcionar.
Segundo esta plataforma, o FLoC não vai eliminar nenhum género de conflito com a privacidade dos utilizadores face ao que existia atualmente. Os sites vão poder continuar a monitorizar quais os grupos onde os utilizadores se encontrem integrados, e vão continuar a apresentar publicidade direcionada para os mesmos.
Os criadores do navegador Brave também foram os primeiros a indicar que não iriam incluir a tecnologia no navegador, tanto que a mesma foi removida das versões de teste do seu navegador e também das versões de teste do navegador para Android – com a base do código no Chromium a ser inteiramente desativada.
Os criadores do Brave vão ainda mais longe, ao afirmar que a Google poderia ter aproveitado esta oportunidade para desenvolver uma tecnologia que realmente fosse benéfica para os utilizadores finais, e garantisse a privacidade dos mesmos, invés de criar algo que apenas pretende dar mais controlo para as ideias da empresa como esta a vê na Internet.
Por fim, o Vivaldi também vai deixar de lado a integração do FLoC no seu navegador, apelidando a tecnologia de bastante “perturbadora” para a privacidade dos utilizadores em geral.
Apesar de todas estas criticas, a Google parece focada em lançar o FLoC como um meio alternativo e mais privado para os utilizadores de receberem publicidade direcionada, sem terem impacto direto no funcionamento da mesma para os anunciantes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!