1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

WhatsApp spy

 

Existe uma nova “falha” sobre o WhatsApp que, sobre as mãos erradas, pode ser usada para monitorizar a atividade de utilizadores dentro da plataforma, bastando para tal saber o número de telefone dos mesmos.

 

De acordo com a empresa Traced, encontram-se disponíveis no iOS e Android várias aplicações que, através da análise do status online dos utilizadores, são capazes de criar um perfil de atividade dos contactos.

 

Estas apps aproveitam-se de uma pequena falha no WhatsApp associada com o estado online dos utilizadores. Sempre que um utilizador se encontra ativo na plataforma de mensagens, este surge com o estado de “Online”. Estas aplicações monitorizam de forma permanente esse estado para determinados contactos, sendo capazes de criar um registo detalhado de quando determinados utilizadores estão online ou não na plataforma – ao ponto de ser possível criar um “horário” de atividade dos mesmos, um registo perfeito para stalkers online.

 

exemplo de apps de monitorização whatsapp

 

As apps aproveitam ainda o facto que o WhatsApp não limita, por padrão, esta informação a contactos. Qualquer pessoa com um número de telefone de outro utilizador pode verificar se o mesmo está online ou não no WhatsApp.

 

O pior será que os terceiros que estejam a ser monitorizados não possuem forma de saber que o estão a ser, já que este estado “online” surge de forma padrão na plataforma para todos os utilizadores – e é algo tão simples que não se esperava, para muitos, poder ser usado para estes fins.

 

Além disso, as apps que fornecem este género de atividade de monitorização não se encontram, tecnicamente, a realizar uma ilegalidade – já que os dados estão visíveis publicamente para qualquer utilizador do WhatsApp. A alteração necessitava de ser feita no WhatsApp para impedir que o estado online surja em contactos externos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech