A Internet tem vindo a tornar-se um lugar cada vez mais seguro, sobretudo depois de a implementação de acessos HTTPS ter vindo a tornar-se também uma norma em praticamente qualquer website existente.
Com isto, não será de estranhar que os números mais recentes apontem que uma grande percentagem dos utilizadores passam a sua maioria do tempo a navegar por páginas e conteúdos web que estão encriptados.
De acordo com os dados da Google, respeitantes ao tempo que os utilizadores do Chrome nos diferentes sistemas operativos passam a navegar sobre conteúdos web encriptados e ligações HTTPS, atualmente cerca de 98% dos mesmos encontram-se a aceder de forma segura.
Este valor corresponde a um grande crescimento e continuo ao longo dos anos. Para comparação, em meados de 2017 o valor de acesso a conteúdos encriptados na web e encontrava-se em aproximadamente 50%.
Obviamente, para se atingir estes valores foi necessário um vasto esforço de diferentes plataformas. Um dos exemplos encontra-se na Google, que desde cedo começou a aplicar regras no Chrome para forçar cada vez mais o carregamento de conteúdos seguros pelo navegador – e a forçar também os criadores de conteúdos na web a adotarem a tecnologia.
A este juntam-se plataformas como a Let’s Encrypt, que tornam o processo de criação de certificados SSL consideravelmente mais simples e rápido, e permitindo a qualquer um ter os seus conteúdos seguros na web sem esforço.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!