Vamos a ver se percebemos: para qualquer computador, necessita de ter uma gráfica.
Existem dois formatos em como isso pode acontecer: com uma gráfica dedicada ou grafica integrada.
Uma gráfica integrada é basicamente uma gráfica que está integrada no processador. Todos os processadores da Intel, por exemplo, possuem uma gráfica integrada.
Em portáteis, sobretudo os mais antigos, essa gráfica pode estar "integrada" na motherboard. Mas continua a ser uma gráfica integrada.
Uma gráfica dedicada é o oposto. É uma placa física que se encontra separada do processador e de todos os outros componentes.
Se o sistema tiver uma gráfica dedicada, então não vai usar a gráfica integrada - essa simplesmente está desativada. Se fosse esse o problema no seu caso, teoricamente podia usar a gráfica integrada.
Mas como apenas tem a gráfica integrada, se realmente essa estiver danificada, não tem uma gráfica dedicada para usar. Portanto fica sem opções.
Não pode "remover a gráfica", isso não faz qualquer sentido. Tem de ter uma gráfica no sistema.
Nenhum computador pode funcionar sem gráfica, isso não existe.
E estamos a falar de um portátil, não é algo que possa simplesmente alterar a gráfica conforme queira. Se fosse um fixo, sim, podia instalar a gráfica na motherboard. Um portátil não é assim que funciona.
Não pode simplesmente ir comprar uma gráfica para instalar ai, ou uma motherboard nova. Nenhum técnico que saiba o mínimo de computadores lhe diria isso.
Portanto, das duas uma: ou entendeu mal aquilo que foi dito pela pessoa na loja, e está a fazer confusão, ou a pessoa que lhe explicou isso nem devia estar a arranjar computadores - e se for este caso, então convêm é levar o PC a outra loja para lhe fazerem uma verificação mais acertada.
A isto junta-se ainda o que refere que dizem "é normal a gráfica estragar devido ao aquecimento". Não, isso não é normal, e acho que é obvio. Se o PC está a aquecer, então isso é um problema, sim.
Mas uma gráfica simplesmente não se "estraga constantemente" porque o PC sobreaquece - não é assim que os computadores funcionam.
Não pode simplesmente trocar a motherboard. Também não é assim que os portáteis funcionam.
Honestamente, eu penso que deve estar a fazer uma grande confusão com tudo - tendo também em conta o que foi indicado nas mensagens anteriores. Acho que convêm levar o PC a uma pessoa que realmente perceba do que está a fazer - e se realmente o problema exigir trocar a motherboard, então compensa mais é comprar um PC novo, não reparar esse.
Já deu para perceber que, da sua parte, não tem conhecimentos para resolver o problema. Portanto não adianta estar a tentar resolver isso. Leve o PC a uma pessoa que perceba e deixe-a resolver - isso é o técnico que tem de resolver, não a sua parte..