1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

macOS Monterey

 

A Apple não deixou nenhuma novidade de lado para o seu evento WWDC 2021, e isto inclui novidades a nível da linha do macOS. A empresa revelou durante o evento a chegada do novo macOS Monterey, a próxima geração do sistema operativo.

 

O macOS Monterey será o sucessor do Big Sur, que apesar de não ser uma atualização tão drástica como a versão do ano passado, ainda assim deverá contar com várias novidades interessantes de ter em conta para os utilizadores do Mac.

Uma grande parte das funcionalidades serão similares às que se encontram previstas também para o iOS 15, onde se destaca o novo sistema de áudio espacial da empresa e ainda o novo sistema de partilha de chamadas pelo FaceTime e a funcionalidade SharePlay.

 

novas funcionalidades macOS

 

No entanto, um dos destaques encontra-se sobre o novo Controlo Universal, que deverá facilitar a tarefa de usar o MacBook em conjugação com outros dispositivos da Apple, como o iPad. Esta funcionalidade permite sincronizar os dispositivos da empresa como “um só”, criando uma espécie de sistema completo por diferentes meios.

 

comando universal do macOS

 

Por exemplo, será possível enviar diretamente ficheiros do MacBook para o iPad arrastando os mesmos, e até usar o trackpad do MacBook no iPad. Basta deslizar o rato até à borda de um dos dispositivos e este passa imediatamente para o ecrã que esteja mais próximo, mantendo a sincronização entre todos. A funcionalidade permite que sejam usados até três dispositivos da empresa diferentes.

 

macOS comando universal

 

Também existem novidades a nível do AirPlay, que agora permite partilhar conteúdos entre iPhone e Mac, ou entre iPad e Mac. Como exemplo, se uma música estiver a ser reproduzida no iPhone, é possível usar o AirPlay para enviar a mesma para o Mac e usar as colunas do mesmo como altifalante, mantendo o controlo no smartphone.

 

Ainda dentro das novidades, o novo “Shortcuts to the Mac” – que já se encontrava disponível para iOS e iPadOS – agora encontra-se também no macOS. Este permite que os utilizadores possam criar atalhos automáticos para realizar tarefas avançadas no sistema com apenas um clique.

 

O Safari também recebeu melhorias, estando agora com um novo sistema de criação de grupos para abas, que podem ser sincronizados entre diferentes dispositivos – como o iPhone e iPad.

 

novo safari apple

 

Quanto à disponibilidade da nova versão do sistema operativo da Apple, a empresa refere que a primeira versão Beta para programadores deverá encontrar-se disponível a partir de hoje, no entanto, a Beta para o público em geral apenas irá chegar no final de Junho. A versão final encontra-se prevista para o Outono.

 

Quanto à lista de dispositivos compatíveis com o mesmo, encontra-se na mesma os seguintes modelos:

  • iMac : de 2015 em diante
  • iMac Pro : de 2017 em diante
  • MacBook Air : de 2015 em diante
  • MacBook Pro : de 2015 em diante
  • Mac Pro : de 2013 em diante
  • Mac mini : de 2014 em diante
  • MacBook : de 2016 em diante

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech