1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Smartphone Android sobre uma mesa com o ecrã ligado

 

O mercado parece cada vez mais interessado em pequenos acessórios como as AirTags da Apple ou as SmartTags da Samsung, mesmo que a ideia deste género de produtos não seja propriamente nova. No entanto, parece que a Google encontra-se agora a desenvolver algo que poderá ajudar a aumentar a rede de alcance destes sistemas e potencialmente levar o mesmo a algumas funcionalidades que já existiam.

 

Os utilizadores de dispositivos Android certamente que conhecem o sistema de localização da Google, que permite, em caso de perda de um smartphone, saber a localização exata do mesmo ou até bloquear e eliminar os conteúdos neste. Esta funcionalidade não é recente, e encontra-se disponível faz já vários anos.

No entanto, para usar o sistema, ainda é necessário que os dispositivos em questão se encontrem ligados à Internet ou tenham alguma forma de aceder à rede. E é aqui que a Google pretende inovar.

 

De acordo com o portal XDA, a Google encontra-se a construir um novo sistema de crowdsourcing, que iria permitir usar toda a rede de dispositivos Android no mercado dentro do sistema de localização da Google. Ou seja, esta funcionalidade iria permitir que o sistema de localização da Google pudesse ser usado até mesmo quando os smartphones perdidos não tenham ligação à Internet.

 

Para tal, a Google iria usar o sistema de Bluetooth, algo similar ao que acontece já hoje em dia com os AirTag ou SmartTags. A rede iria aproveitar todos os smartphones Android que se encontram acessíveis para localizar e enviar pequenos comandos para os dispositivos perdidos. Por agora ainda não existe muitos detalhes sobre como este sistema iria funcionar, mas a ideia parece ser bastante interessante – sobretudo tendo em conta a utilidade que pode ter.

 

Nem sempre os dispositivos são perdidos num local onde se tenha acesso à Internet, e usar um sistema deste género poderia aumentar consideravelmente a capacidade dos utilizadores recuperarem os seus equipamentos, ou até de enviarem comandos remotos para eliminares os dados ou bloquearem o mesmo.

 

É possível que mais detalhes sobre esta tecnologia possam vir a surgir durante os próximos meses, e certamente que iremos estar atentos para mais novidades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech