1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Xiaomi chamadas wifi

 

Nos dias de hoje, realizar chamadas pela Internet é algo bastante vulgar, com apps como o Messenger e WhatsApp a permitirem exatamente isso. Mas e quando a questão se coloca sobre chamadas regulares pelas operadoras?

 

Existe uma pequena funcionalidade do Android que muitos desconhecem, mas pode ter várias vantagens para quem realiza vulgarmente chamadas através das operadoras – e não por apps especificas para o efeito – conhecida como “Chamadas Wi-Fi”, ou simplesmente VoWiFi.

O nome pode levar um pouco a confusão, mas vamos explicar melhor.

 

> O que são chamadas VoWiFi?

 

As chamadas Wi-fi são uma funcionalidade existente em vários dispositivos Android, que permite aos utilizadores realizarem chamadas através das suas operadoras, mas quando existe uma ligação Wi-fi ativa, podem usar a mesma para melhorar a qualidade das chamadas. Esta funcionalidade tem de ser suportada tanto pelo dispositivo como também pelas operadoras.

 

Ou seja, mesmo que os utilizadores estejam numa zona onde não exista rede da operadora, mas tenham a funcionalidade VoWiFi ativada, podem continuar a realizar chamadas na normalidade através do cartão SIM.

Mais interessante será que, apesar de usarem a rede Wi-fi para a realização das chamadas, estas continuam a ser cobradas como chamadas telefónicas regulares nos tarifários das operadoras – ou seja, não se gastam dados, mas sim os minutos disponíveis para conversa. Além disso, o utilizador do outro lado da linha não necessita de se encontrar com suporte a VoWiFi, já que a chamada continua a ser feita usando a rede tradicional para o mesmo.

 

rede wi-fi em router

 

Existe ainda a vantagem de que as chamadas podem ser realizadas em qualidade HD, com mais qualidade final no áudio, e ainda mais se ambos os utilizadores na conversa estiverem a realizar a chamada via VoWiFi.

 

No entanto, para usar o VoWiFi, a operadora necessita de suportar esta tecnologia, bem como o dispositivo. Em Portugal, segundo o TugaTech conseguiu apurar, apenas a NOS e a WOO fornecem suporte a chamadas VoWiFi, o que infelizmente limita consideravelmente a disponibilidade.

 

> Como ativar nos dispositivos da Xiaomi?

 

Os dispositivos da Xiaomi são alguns dos que suportam a tecnologia. Na maioria dos casos, esta deve ser ativada automaticamente pelo sistema quando se verifica o suporte, mas isto nem sempre acontece - no nosso caso, a função não foi ativada por padrão, apesar de ser suportada - obrigando a que seja feito o processo manualmente.

 

Para ativar a funcionalidade é muito simples, basta seguir estes passos:

 

1- Abra a aplicação de telefone do dispositivo.

2- Marque o seguinte: *#*#869434#*#*

3- Introduzido o código anterior, deverá surgir no ecrã um pequeno aviso a indicar “VoWiFi Carrier check was disabled”, o que confirma que foi feito com sucesso.

4- Agora, para ativar a funcionalidade, aceda às Definições do sistema > Cartões SIM e redes móveis (se tiver mais do que um cartão, selecione o pretendido) > Chamadas Wi-fi

5- Ative a opção “Fazer chamadas utilizando wi-fi”.

 

ativação da funcionalidade

 

Feito isto, recomenda-se que o dispositivo seja reiniciado, mas a funcionalidade deverá encontrar-se ativa de imediato.

Caso introduza o código, mas continue a não verificar a opção para ativar as chamadas Wi-fi, tente introduzir novamente o mesmo, certificando-se que a pequena notificação surge no final.

 

Agora basta testar a funcionalidade! Quando uma chamada for realizada usando o VoWiFi deverá surgir na lista de chamadas, ou durante a realização da mesma, com o pequeno símbolo de “HD”.

 

Chamada HD

 

Conseguiu ativar as chamadas por Wi-fi?

Deixe nos comentários qual a sua operadora!

Anonymous

Mensagem Dom 20 Jun 2021 - 3:18 por Fernando Carvalho

Fiz todos os procedimentos tal e qual o Pedro Fernandes disse e de facto activei desta forma as chamadas VoWiFi no meu smartphone que é um Xiaomi Redmi Note 5.De salientar que a operadora de telecomunicações do meu cartão SIM é a UZO.O meu muito obrigado. 👍

@Fernando Carvalho

Obrigado pelo feedback Smile

Atenção que a MEO não suporte VoWiFi - pelo menos de momento, e segundo a própria confirmou.

Até pode conseguir ativar, mas isso não quer dizer que realmente está a usar. A operadora necessita de o suportar - não é apenas o dispositivo.

Anonymous

Mensagem Seg 19 Jul 2021 - 0:16 por VictorE3991

Meu chip da claro aparece esta função, porém o meu da vivo não aparece essa função de utilizar o wifi e acaba que o claro não funciona e o vivo não aparece a opção, me ajuda 🙏🏽

VictorE3991 escreveu:Meu chip da claro aparece esta função, porém o meu da vivo não aparece essa função de utilizar o wifi e acaba que o claro não funciona e o vivo não aparece a opção, me ajuda 🙏🏽

 

Os testes foram feitos para as operadoras em Portugal.

Não sei noutros países - verifique se a operadora suporte o VoWiFi - necessita de ser suportado pela mesma.

Tenho POCO x3 pro. Já efetuei os procedimentos indicados, e ao fazer ligação aparece mensagem "a rede móvel não esta disponível. Conecte-se a uma rede sem fio para fazer uma chamada". Mesmo já estando conectado a uma rede sem fio. O chip da minha operadora é da Vivo e essa função funciona em meu aparelho anterior (motorola g5). Poderia me ajudar a solucionar essa dificuldade?

RS escreveu:Tenho POCO x3 pro. Já efetuei os procedimentos indicados, e ao fazer ligação aparece mensagem "a rede móvel não esta disponível. Conecte-se a uma rede sem fio para fazer uma chamada". Mesmo já estando conectado a uma rede sem fio. O chip da minha operadora é da Vivo e essa função funciona em meu aparelho anterior (motorola g5). Poderia me ajudar a solucionar essa dificuldade?

 

Tem a certeza que funcionava? Ou apenas ativou a função e ela surgia ativa no sistema?

É que isto dependerá da operadora, e nem todas fornecem. Se está a verificar erros, possivelmente a operadora ainda não suporta a tecnologia.

Anonymous

Mensagem Sáb 30 Out 2021 - 1:34 por Marcilei de Souza

Boa noite, tenho um REDMI note 9 da xiaomi e consegui ativar a função normalmente usando chip da vivo. Porém, no REDMI 9 da minha esposa, mesmo ativando tais funções não aparece o sinal "vowifi" na barra de notificações do aparelho e não consigo ligar usando a rede wi-fi. Pensei q talvez seria o chip, mas experimentei no meu redmi note 9 e funcionou normalmente. Alguém poderia me ajudar? Moramos em local de qualidade ruim de sinal de telefone, e função de ligação usando wifi séria perfeito

Marcilei de Souza escreveu:Boa noite, tenho um REDMI note 9 da xiaomi e consegui ativar a função normalmente usando chip da vivo. Porém, no REDMI 9 da minha esposa, mesmo ativando tais funções não aparece o sinal "vowifi" na barra de notificações do aparelho e não consigo ligar usando a rede wi-fi. Pensei q talvez seria o chip, mas experimentei no meu redmi note 9 e funcionou normalmente. Alguém poderia me ajudar? Moramos em local de qualidade ruim de sinal de telefone, e função de ligação usando wifi séria perfeito

 

Os modelos são exatamente idênticos e estão na mesma versão do software?

Anonymous

Mensagem Dom 31 Out 2021 - 1:38 por Angélica Alves de Souza

Fiz todos os procedimentos, porém não aparece o símbolo "Vowifi" na barra de notificação. Meu aparelho é o redmi 9 da xiaomi. Uso um chip vivo controle. Testei o chip em outro aparelho (redmi note 9) e funcionou perfeitamente. Ficarei grato se puderem me ajudar.

Angélica Alves de Souza escreveu:Fiz todos os procedimentos, porém não aparece o símbolo "Vowifi" na barra de notificação. Meu aparelho é o redmi 9 da xiaomi. Uso um chip vivo controle. Testei o chip em outro aparelho (redmi note 9) e funcionou perfeitamente. Ficarei grato se puderem me ajudar.

 

Dependerá bastante da operadora fornecer essa capacidade, mas os dispositivos tem a mesma versão do software?

Anonymous

Mensagem Sáb 20 Nov 2021 - 20:40 por Leonardekzecks

Tenho um poco x3 pro e aparece pra eu me conectar em uma rede sem fio, sendo que já estou conectado

Leonardekzecks escreveu:Tenho um poco x3 pro e aparece pra eu me conectar em uma rede sem fio, sendo que já estou conectado

 

Nem todas as operadoras suportam a funcionalidade. Deverá verificar com a sua se a mesma suporta.

Anonymous

Mensagem Qua 22 Dez 2021 - 9:43 por Vanilde Maria

Consegui fazer todos os procedimentos . Mas não aparece o símbolo indicando que minha linha está ativa. Minha operadora é da vivo. Pode me ajudar ?

Vanilde Maria escreveu:Consegui fazer todos os procedimentos . Mas não aparece o símbolo indicando que minha linha está ativa. Minha operadora é da vivo. Pode me ajudar ?

 

Nem todas as operadoras suportam o sistema VoWiFi. Se não surge nada, possivelmente a operadora não suporta.

Anonymous

Mensagem Seg 27 Dez 2021 - 17:15 por Janderson de Araujo

No meu poço x3 não dá ainda pra fazer chamada depôis de tudo feito certinho

Janderson de Araujo escreveu:No meu poço x3 não dá ainda pra fazer chamada depôis de tudo feito certinho

 

O VoWiFi necessita de suporte da operadora. Se não tiver, não vai funcionar.

Anonymous

Mensagem Sáb 5 Fev 2022 - 18:43 por Enilmag

Meu celular é um poco f3 ativei a função mais n consigo realizar a chamada mesmo estando ativo a chamada wifi

Enilmag escreveu:Meu celular é um poco f3 ativei a função mais n consigo realizar a chamada mesmo estando ativo a chamada wifi

 

O VoWiFi necessita de suporte da operadora. Se não tiver, não vai funcionar.

 

Anonymous

Mensagem Ter 8 Fev 2022 - 15:53 por Giliard

Fiz tudo certo mais não funcionou

Alguém consegue me ajudar chama no WhatsApp

Anonymous

Mensagem Sex 15 Abr 2022 - 15:46 por Tiago Vieira Silva

Olá tenho um celular da Xiome linha poço M3 pro 5g, realizei o procedimento para ativar o recurso chamada Wi-Fi na qual no meu aparelho foi habilitado a função e foi ajustado para fazer chamadas e ao tentar usar o serviço o mesmo não funciona nesse meu aparelho, será que tem mais configurações.

Esse mesmo chip fiz teste em outro celular da marca Samsung e lá funciona e não funciona no Xiome


Tiago Vieira Silva escreveu:Olá tenho um celular da Xiome linha poço M3 pro 5g, realizei o procedimento para ativar o recurso chamada Wi-Fi na qual no meu aparelho foi habilitado a função e foi ajustado para fazer chamadas e ao tentar usar o serviço o mesmo não funciona nesse meu aparelho, será que tem mais configurações. Esse mesmo chip fiz teste em outro celular da marca Samsung e lá funciona e não funciona no Xiome

 

A configuração vai depender igualmente da operadora, que necessita de suportar a tecnologia sobre o dispositivo.

Anonymous

Mensagem Ter 19 Abr 2022 - 21:40 por Lucio

Comprei um xiaomi 11 lite 5g né
Como meu sinal via celular não existe.
Preciso do voz wi-fi
Mas não tô conseguindo. Tem a função mas não faz a ligação

Lucio escreveu:Comprei um xiaomi 11 lite 5g né Como meu sinal via celular não existe. Preciso do voz wi-fi Mas não tô conseguindo. Tem a função mas não faz a ligação

 

O VoWIFI necessita de ligação com a operadora, não é para realizar chamadas via wi-fi sem contrato com uma operadora.

Anonymous

Mensagem Seg 25 Abr 2022 - 1:33 por Marlene Barbosa

Boa noite
Como faço para ativar chamada wi-fi no redimi not 8? Não consigo achar função

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Comentar





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech