Com a chegada do Windows 11, a Microsoft introduz também um conjunto de novos requisitos para o sistema, que quem pretenda usar a nova versão necessita de atingir. Os novos requisitos não são muito diferentes do que existe sobre o Windows 10, mas existem mudanças importantes a ter em conta.
Para ajudar na tarefa de os utilizadores poderem verificar se os seus sistemas são compatíveis com o Windows 11 ou não, a Microsoft forneceu recentemente uma ferramenta de verificação, que analisa o hardware para identificar se o mesmo é compatível com a recente versão. Mas existe um pequeno problema: este programa é básico. Bastante básico.
A aplicação que a Microsoft desenvolveu apenas tem dois resultados: o sistema suporta ou não. E nos casos onde o Windows 11 não é suportado, nem sequer é indicado detalhes sobre quais os requisitos em falta ou que não foram atingidos.
Felizmente não demorou muito a surgirem alternativas, e a aplicação “WhyNotWin11” é uma delas. Esta pequena e simples aplicação possui um único objetivo: analisar se o sistema suporta a mais recente versão do Windows. Mas faz esta tarefa consideravelmente melhor do que a ferramenta da Microsoft, indicando ao detalhe todas as características que são suportadas ou não.
Desta forma, o utilizador pode rapidamente identificar onde se encontra a falha que impede a instalação da mais recente atualização do Windows. Por exemplo, a app consegue analisar se o sistema está em formato UEFI ou Legacy na BIOS, se o processador tem a velocidade suficiente e até se o TPM está dentro das especificações.
Não existem configurações a ser feitas: basta descarregar e executar, sendo que o programa inicia logo os testes necessários para validar os requisitos. Em alguns segundo o resultado final é apresentado.
O download da versão mais recente do WhyNotWin11 pode ser descarregada a partir do Github.