1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11

 

A Microsoft encontra-se a preparar para lançar a versão final do Windows 11 no final deste ano – possivelmente entre Outubro e Novembro – e com este os utilizadores poderão finalmente experimentar todas as novidades do sistema… se não fizeram já parte do programa Insider, onde este se encontra desde ontem.

 

Mas como aconteceu com as versões anteriores do Windows, vai a Microsoft forçar também os utilizadores a realizarem o upgrade dos sistemas anteriores? Vamos analisar.

Para começar, o Windows 11 conta com requisitos consideravelmente superiores aos que se verificavam no Windows 10. A nova versão do sistema agora exige que os utilizadores tenham pelo menos 4GB de RAM, um processador de 64 bits e suporte a TPM 2.0, 64 GB de armazenamento, entre outros detalhes. Estes requisitos são consideravelmente acima do que existia com o Windows 10, e como tal existem menos utilizadores que terão a capacidade de realizar o upgrade.

 

Na verdade, a lista de processadores que são atualmente suportados para o Windows 11 é consideravelmente reduzida, e tem vindo a ser um dos pontos de problemas para muitos que estão a tentar experimentar a nova versão do sistema operativo.

 

No entanto, o Windows 11 ainda é fornecido como um upgrade gratuito, e qualquer utilizador pode beneficiar do mesmo se tiver os requisitos para tal. No entanto, não se espera que a empresa venha a forçar os utilizadores a terem de realizar esse upgrade.

No site do Windows 11, diretamente do site da Microsoft, esta refere que o upgrade do Windows 10 será gratuito e opcional, portanto apenas os utilizadores que realmente pretendam terão essa necessidade.

 

Não apenas do Windows 10, mas o upgrade será também opcional para quem se encontre no Windows 7 e 8.1, as duas outras versões que vão estar englobadas na oferta de upgrade para o Windows 11.

Novamente, tendo em conta os requisitos consideravelmente mais elevados do Windows 11, existe um vasto conjunto de utilizadores nestes dois sistemas mais antigos que poderão nem conseguir realizar o upgrade diretamente.

 

No entanto, existe um ponto a ter em consideração: a Microsoft já confirmou que o Windows 10 apenas irá ter suporte oficial até 14 de Outubro de 2025. Esta foi a data que a empresa deixou explicita nos seus documentos. Mas ainda se desconhece exatamente o que vai acontecer quando essa data realmente chegar, tendo em conta que o Windows 10 continua a ser atualizado na normalidade para quem não pretenda – ou simplesmente não consiga – realizar o upgrade.

 

Para quem consiga realizar o upgrade, mas não goste do novo sistema, a Microsoft deixa também claro que é sempre possível realizar o downgrade para a anterior versão do Windows caso seja necessário. Os utilizadores terão sempre a possibilidade de reverter a atualização para uma versão anterior, caso não gostem do novo sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech