1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware imagem

 

Para quem tenha sido vítima do ransomware Lorenz, existem boas notícias na tentativa de recuperar os dados bloqueados sem que tenha de se pagar o resgate. A empresa de segurança “Tesorion” revelou uma nova ferramenta para desbloqueio que permite recuperar os conteúdos que tenham sido bloqueados pelo ransomware Lorenz.

 

Dando um pouco de história sobre este caso, o ransomware Lorenz começou as suas operações em Abril de 2021, com o objetivo não apenas de encriptar os dados das vítimas, mas também de roubar os mesmos para mais tarde os fornecer publicamente. No site dos operadores do ransomware, de acordo com o portal BleepingComputer, existiam pelo menos 12 vítimas, mas o número pode ser consideravelmente mais elevado.

 

Apesar de as atividades do Lorenz terem sido bastante limitadas, o grupo teve algum impacto sobretudo sobre o setor empresarial. No entanto, os investigadores conseguiram encontrar uma forma de desencriptar os conteúdos bloqueados pelo mesmo, sendo que a ferramenta para permitir essa tarefa encontra-se agora disponível no site NoMoreRansom.

 

No entanto, existem algumas advertências. A ferramenta agora criada pelos investigadores não é capaz de desencriptar todo o género de ficheiros que se encontram disponíveis ou que tenham sido bloqueados – apenas algumas extensões, como é o caso de ficheiros do Office, PDF, alguns formatos de imagens e de vídeos. Ainda assim, será sem dúvida um ponto importante para quem tenha sido afetado possa recuperar alguns dos seus conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech