1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android logo boneco

 

A partir de agosto, todos as novas aplicações que sejam enviadas para a Google Play Store necessitam de se encontrar sobre o formato Android App Bundles (ou AAB). Este formato de ficheiros, de acordo com a Google, pretende ser uma forma da empresa melhorar o suporte de aplicações dentro do ecossistema da Play Store e dos dispositivos Android.

 

Até agora, os programadores poderiam enviar na Play Store as suas apps no formato APK, que será o formato tradicional de aplicações para o sistema operativo Android. Este formato sempre foi associado com apps destinadas ao Android, e como tal será perfeitamente normal de se encontrar tanto na Play Store para os programadores que pretendam enviar as suas apps na mesma, como também pela internet para quem não pretenda distribuir uma app pela loja da Google.

 

No entanto, existem alguns pontos fracos sobre este formato. Apesar de os ficheiros APK terem sido perfeitos para o Android no começo, com o evoluir dos tempos, aumentam também as necessidades das apps – sobretudo a nível de tamanho final, que em casos de jogos e similares podem ser bastante elevados – tornando o uso do APK algo complicado de se fazer.

 

aab formato android

 

Enquanto que num ficheiro APK todo o conteúdo da aplicação necessita de se encontrar dentro do mesmo, os Android App Bundles pretendem evitar isso mesmo, sendo que os programadores podem fornecer apenas as atualizações que sejam necessárias. Isto traduz-se em significativas melhorias para os utilizadores finais, sobretudo na fase de instalação e atualização. Invés de descarregar e extrair o conteúdo completo de um APK, os ficheiros Android App Bundle podem atualizar apenas o que seja necessário.

 

Para os utilizadores finais, estas mudanças devem ser transparentes, sem sentirem qualquer impacto – talvez apenas nos tempos de instalação e downloads mais reduzidos. Mas para os programadores é necessário algum processo extra de adaptar as suas apps para este formato.

Felizmente a Google apenas exige que novas aplicações sejam enviadas em formato AAB a partir de Agosto deste ano, sendo que atualizações ainda podem ser enviadas em formato APK.

 

 

No entanto, existe também uma mudança subtil dentro deste plano. Apesar das melhorias que podem ser sentidas para quem use a Play Store, os ficheiros AAB focam-se apenas a uso dentro da Play Store. Este género de ficheiros não pode ser usado por fontes externas, como acontece atualmente com os ficheiros APK. Ou seja, apenas os utilizadores da Play Store é que podem efetivamente aproveitar os benefícios destes ficheiros.

Para outros utilizadores do Android, não existe forma de instalar os mesmos nos seus dispositivos. Esta medida tem vindo a ser vista como mais uma forma de controlo por parte da Google, limitando a possibilidade de oferta das apps em lojas de terceiros ou por outras vias.

 

Obviamente, os ficheiros APK continuam a existir na normalidade, mas para os programadores estes agora necessitam de adotar um ficheiro adicional para as suas aplicações, criando basicamente o dobro do trabalho em ter versões diferentes em AAB e APK caso pretendam fornecer as mesmas fora da Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech