Qualquer mudança que seja feita no Windows possui potencial para causar grandes impactos nos utilizadores, sobretudo para quem use o sistema no dia a dia e use essas mesmas funcionalidades.
Mas existe uma que pode ter passado despercebido de muita gente, e está agora a causar alguma controvérsia. Desde praticamente versões como o Windows XP que o sistema permite, sobre pastas que tenham conteúdos multimédia como imagens e fotos, apresentar uma pequena pré-visualização sobre os ícones dessas pastas.
Esta pré-visualização permite saber um pouco melhor o que se encontra dentro da pasta, sem que seja necessário abrir a mesma. É uma funcionalidade pequena mas útil, sobretudo para quem tenha de lidar com imagens constantemente.
No entanto, se vai realizar o upgrade para o Windows 11, existe a possibilidade que essa função não se encontre disponível – pelo menos se tivermos em conta a build que a Microsoft fornecer.
O utilizador OmNomDeBonBon no Reddit revelou inicialmente esta alteração, e o TugaTech pode comprovar que a mesma é real. O Windows 11 não apresenta mais a pré-visualização de imagens nas pastas que tenham fotos nas mesmas.
Ao contrário do que acontece com versões anteriores do Windows, o Windows 11 apenas apresenta agora a imagem padrão do ícone da pasta, sem pré-visualização de conteúdos. Existe uma pequena indicação que existem ficheiros dentro da pasta – com o que parecem “folhas” no interior da mesma – mas nada mais.
De notar que isto aplica-se mesmo quando as pastas se encontram personalizadas como sendo destinadas a imagens – que não será o normal de acontecer em versões anteriores do Windows.
Claro, é importante relembrar que o Windows 11 ainda se encontra em desenvolvimento, portanto esta funcionalidade pode voltar a surgir em futuras versões. Mas rapidamente os comentários sobre esta mudança começaram a surgir sobre forma negativa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!