1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware em smartphone

 

O BazarCall é um novo malware que tem vindo a propagar-se pela Internet desde o início do ano, mas que nos últimos tempos tem vindo a aumentar consideravelmente a sua atividade, e é sem dúvida importante de ter em atenção.

 

Este malware propaga-se indiretamente por chamadas telefónicas, sobretudo por centros de chamadas para propagar as suas atividades. As vitimas recebem normalmente um email, a indicar que devem contactar um determinado número de telefone para cancelarem a subscrição de um serviço – que na maioria das vezes as vítimas também não possuem.

 

Quando se faz a chamada para o número indicado, do outro lado da linha atende alguém que redireciona a vitima para sites que levem ao download do suposto formulário de cancelamento – que não é o formulário, mas sim o malware.

 

A partir do momento que o malware é executado no sistema das vítimas, estas encontram-se afetadas. A grande diferença no caso do malware “BazarCall” encontra-se no facto que existe uma vertente humana pelo meio.

A vitima não necessita de descarregar programas aleatórios em sites desconhecidos, mas sim está a falar com alguém diretamente que o leva ao suposto formulário, e dá assim mais legitimidade ao esquema.

 

Este género de esquemas não são novos no mercado, mas durante os últimos meses – e com grande destaque durante os períodos mais perigosos da pandemia – foram também um dos que mais aumentou.

 

O BazaCall pode dar total controlo dos sistemas infetados aos atacantes, sendo que estes passam a poder controlar o teclado e rato, além de que o malware pode descarregar outro conjunto de atividades nefastas para o sistema, como é o caso de ransomware.

Na maioria dos casos, depois do malware ser instalado, as atividades maliciosas começam no período de 48 horas seguintes, seja com o roubo direto de dados ou propagação de outros malwares e ransomwares no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech