1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple iPhone ligado

 

Durante o dia de hoje foi apresentada uma importante lei no Senado dos EUA, que pode mudar drasticamente a forma como atualmente as maiores empresas no mercado fornecem as suas lojas de aplicações – com foco sobretudo na Google e na Apple.

 

A nova proposta foca-se em permitir métodos de pagamentos de terceiros e lojas de aplicações de terceiros nos sistemas operativos “fechados”. Ou seja, se a proposta fosse aprovada hoje, tanto a Apple como a Google teriam de abrir as suas lojas de aplicações para permitir não apenas métodos de pagamento alternativos “in-app”, mas também permitir que lojas de terceiros possam instalar-se nos dispositivos de cada empresa.

 

Apelidada de “Lei de lojas de aplicativos abertas”, esta proposta foca-se em permitir um mercado de lojas de aplicações que sejam disponíveis para todos – que segundo os senadores, será focada em proteger a competitividade no mercado das aplicações para dispositivos móveis.

 

Esta proposta vai também de encontro ao que várias outras plataformas estão atualmente a lutar tanto contra a Google como contra a Apple. Veja-se o exemplo mais recente do caso entre a Apple e a Epic Games, relativo não apenas à taxa cobrada pela empresa em cada compra in-app, mas também pela forma como a Apple controla as apps que podem ser instaladas no iOS e sistemas derivados.

 

Os senadores apontam na proposta que estas regras da Apple e da Google pode prejudicar os criadores de apps, e os sistemas operativos como um todo, ao limitar drasticamente o desenvolvimento e a inovação.

Por outro lado, as duas empresas continuam a focar-se num ponto central: em como as suas lojas e sistemas “fechados” garantem mais segurança para os utilizadores finais.

 

De notar que, de momento, esta proposta não passa disso mesmo: uma proposta. Como tal, nada está definido nem aprovado. No entanto, certamente que vai agora ser analisada, e existe a possibilidade de se vir a tornar algo real no futuro.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech