A Vodafone foi uma das primeiras empresas a fornecer pacotes adaptados para os clientes que permitia colocar algumas aplicações sem limites no consumo de dados.
Os planos do Vodafone You permitem que os utilizadores selecionem quais as categorias de aplicações que podem ser fornecidas nos tarifários com trafego praticamente ilimitado, entre Mapas, Música, Social e Vídeo.
No entanto, a operadora encontra-se agora a ser acusada de violar a legislação sobre a neutralidade da rede. O Tribunal da Justiça da União Europeia decretou que os planos personalizados da Vodafone – neste caso na filial da empresa na Alemanha – viola a lei da neutralidade da rede.
Em causa encontra-se o facto que estes planos favorecem determinadas aplicações com trafego ilimitado em contradição de outras que o utilizador tenha acesso. Esta medida é considerada uma violação da lei de neutralidade da rede, que estipula que devem ser fornecidos dados de forma justa entre todas as apps, sem preferência sobre o género de aplicação ou tema.
Esta medida pode vir a causar grandes mudanças nos tarifários que são fornecidos sobre a maioria das operadoras. Em Portugal, praticamente todas as operadoras fornecem também os seus planos personalizados, onde determinadas apps podem ser fornecidas com trafego ilimitado – não contabilizado dentro do tráfego regular do tarifário.
Até ao momento não se encontram previstas mudanças para os planos que a Vodafone fornece em Portugal – sendo que também nenhuma outra operadora que fornece planos similares realizou mudanças nos mesmos.