As autoridades europeias encontram-se a realizar mais uma investigação contra a Google, desta vez relacionada com o assistente de voz da empresa. A investigação foca-se em analisar se a Google realiza uma prática de abuso de posição no mercado ao forçar os fabricantes a integrarem o Google Assistente nos seus dispositivos.
De acordo com as autoridades, citadas pela agência Reuters, o objetivo será que os fabricantes possam fornecer provas em como a Google se encontrava a criar uma pressão para instalar o Assistente da empresa nos seus dispositivos, prejudicando terceiros que fornecem a mesma funcionalidade.
Por enquanto a investigação ainda se encontra numa fase bastante inicial de análise, sendo que se espera que as primeiras conclusões sobre o caso no primeiro semestre de 2022. Tanto a Google como as autoridades europeias optaram, para já, por não divulgar qualquer comentário sobre o caso.
De notar que esta não seria a primeira vez que a Google é multada por práticas abusivas no mercado. Nos últimos três anos a empresa já teve mais de 9.5 mil milhões de dólares aplicados em multas sobre a União Europeia derivado de casos similares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!