A Microsoft encontra-se a preparar para o lançamento do Windows 11 na sua versão estável, no que pode ajudar a empresa a alcançar novos utilizadores que, segundo os dados mais recentes, terão deixado o sistema operativo de lado por alternativas.
Os dados mais recentes da IDC apontam que foi verificada uma queda de 4.9% no uso de sistemas Windows durante o ano passado. Neste período, o sistema operativo da Microsoft conta com uma quota no mercado de 80.5%, que representa uma queda dos 85.4% obtidos em 2019.
Apesar da queda, o Windows ainda é o sistema operativo mais utilizado no mundo, e encontra-se numa grande percentagem de sistemas atualmente em uso. Espera-se que, com a chegada do Windows 11, este número volte a aumentar ligeiramente, devido aos utilizadores que certamente vão instalar a recente versão do sistema para testar a mesma – além dos novos computadores que devem ser lançados com o Windows pré-instalado.
Sem grandes surpresas, tendo em conta as notícias dos últimos meses, encontra-se o forte crescimento do uso do Chrome OS durante 2020. A pandemia veio forçar muitos utilizadores a adquirirem novos computadores para trabalharem a partir de casa, e parece que uma vasta maioria optou por sistemas mais simples baseados no Chrome OS.
O Chrome OS encontra-se na segunda posição da tabela, com 10.8% de dispositivos a usarem o mesmo. Quanto ao macOS, este também registou uma queda no mercado, passando para a terceira posição e tendo uma quota de 7.5% de dispositivos com o sistema operativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!