1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 com virtualbox

 

Os utilizadores que até agora se encontravam a testar o Windows 11 em máquinas virtuais, sobretudo no software do Oracle VirtualBox, podem brevemente vir a ter dificuldades em realizar o upgrade para futuras versões do sistema.

 

O VirtualBox é uma das opções de virtualização mais usadas, sobretudo por se tratar de um software gratuito. Para quem pretenda testar o Windows 11 sem realmente o instalar numa máquina final, o uso deste género de VMs é bastante comum e até mesmo recomendado.

 

Mesmo com os requisitos mais elevados do sistema, sobretudo no suporte ao Secure Boot e TPM, a Microsoft tinha confirmado que estes requisitos não seriam verificados quando fosse identificado que o sistema estava a ser instalado numa máquina virtual.

Isto foi o que permitiu a muitos utilizadores do VirtualBox instalarem o Windows 11 nos seus sistemas, mesmo que o sistema base não fosse suportado oficialmente pelos requisitos da empresa.

 

No entanto, isso pode vir a alterar-se. De forma súbita, a Microsoft alterou os requisitos do Windows 11 para máquinas virtuais, sendo que agora estas necessitam também de se encontrar dentro dos requisitos tradicionais do sistema operativo – ou seja, de suportar o Secure Boot e TPM.

 

De acordo com o comunicado da empresa, os utilizadores no programa de testes do Windows 11 que tenham o sistema instalado numa máquina virtual agora necessitam de se certificar que o sistema se encontra dentro dos requisitos mínimos para executar o Windows 11 – o que inclui o Secure Boot e TPM. Isto afeta tanto novas instalações como as existentes, sendo que se os requisitos não forem suportados, os utilizadores também não poderão atualizar para recentes versões do Windows.

 

virtualbox com o windows 11

 

Isto pode ser um problema para quem use o software de virtualização da Oracle. Enquanto que utilizadores do VMWare, Hyper-V, Parallels e QEMU não deverão ter problemas, uma vez que estes programas permitem a passagem do Secure Boot e TPM do sistema hospedeiro para a máquina virtual, o VirtualBox não suporta esta funcionalidade.

 

Ou seja, com esta alteração, a Microsoft encontra-se basicamente a impedir que muitos utilizadores do VirtualBox possam instalar ou atualizar o Windows 11 para as mais recentes builds, devido à falta de suporte do mesmo ao TPM e Secure Boot.

 

Encontra-se já em desenvolvimento uma driver que vai permitir a passagem do TPM e Secure Boot do sistema hospedeiro para as máquinas virtuais, no entanto ainda se desconhece quando o mesmo vai ser oficialmente lançado. Além disso, esta drive também exige que os utilizadores tenham na base do seu sistema o TPM ativo – ao contrário do que acontece no VMware, onde é possível criar um modulo de TPM em formato virtual, mesmo que o sistema hospedeiro não tenha suporte para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech