1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Xiaomi smartphones

 

A Xiaomi encontra-se novamente sobre foco, desta vez por parte do governo da Lituânia, que revelou recentemente uma investigação em como a empresa chinesa pode ter mecanismos de censura nos seus dispositivos.

 

De acordo com as autoridades, foi realizada uma investigação a três dispositivos: OnePlus 8T 5G, Huawei P40 5G e Xiaomi Mi 10T 5G. A investigação concluiu que, dos três modelos, dois deles tinham módulos integrados no sistema para censurar determinados termos de serem publicados online.

 

As autoridades afirmam que o Xiaomi Mi 10T em particular tinha um modulo que poderia censurar determinados termos contra o governo chinês, sendo que este modulo estaria desativado para as versões internacionais do dispositivo – ou seja, os que tenham ROMs globais.

No total foram descobertos 449 termos que os dispositivos podem impedir a publicação em redes sociais na China, e a maioria associada com o governo chinês. Apesar deste módulo de “censura” estar desativado nas versões globais do dispositivo, a Xiaomi poderia ativar a qualquer momento o mesmo se assim o pretendesse.

 

Outro ponto que a investigação revelou foi que as mensagens SMS encriptadas, enviadas e recebidas pelos dispositivos da Xiaomi, podem ser enviadas para os servidores da empresa chinesa caso o serviço Xiaomi Cloud esteja ativo. No entanto, os investigadores também afirmam que a comunicação desses dados é feita de forma encriptada pela empresa, pelo que os investigadores não foram capazes de identificar o que está a ser exatamente enviado.

 

Até ao momento a Xiaomi não respondeu a este estudo. Além dos dispositivos da empresa, também os da Huawei foram analisados e verificou-se situações similares, mas neste caso de menor impacto – a maioria apenas redirecionava os utilizadores da china de determinadas apps para alternativas, embora algumas das quais maliciosas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech