O TikTok mudou a forma como os utilizadores encontram vídeos pela Internet, e parece que a Google não está desatenta a isso. Nos últimos tempos temos vindo a verificar um crescimento considerável do TikTok em vários mercados, ao ponto de superar mesmo o Facebook e YouTube em conteúdos visualizados.
A pensar nisso, parece que a Google também se encontra a par do sucesso da plataforma, estando a desenvolver formas de os utilizadores poderem tirar proveito destes conteúdos também diretamente dos serviços da empresa, como é o caso da pesquisa.
Atualmente encontrar vídeos do TikTok ou Instagram Reels pelas pesquisas do Google é uma tarefa quase impossível, mas parece que a empresa pretende vir a alterar isso. Os mais recentes testes da mesma focam-se em facilitar a tarefa dos utilizadores encontrarem vídeos nestas plataformas.
De acordo com o portal The Information, a Google encontra-se em contacto com plataformas como o Facebook e a ByteDance para poder criar um acordo que permita ao motor de pesquisa indexar os conteúdos das redes. Isto iria permitir à Google criar uma base de dados sobre todos os conteúdos disponíveis publicamente nestas plataformas, e colocar os mesmos disponíveis também para pesquisa aos restantes utilizadores.
Obviamente, isto também levanta algumas questões, uma vez se pode considerar que a Google também possui serviços que competem diretamente com estas plataformas, nomeadamente o YouTube e agora mais recente os Shorts. Tanto o Facebook como a ByteDance possuem receio que a Google venha a colocar os resultados do YouTube acima dos fornecidos pelas duas outras empresas – o que não seria de estranhar vindo da plataforma.
Dito isto, não é a primeira vez que a Google testa integrar vídeos do TikTok e Instagram nas pesquisas. Ainda durante o ano passado a empresa fez alguns testes sobre a colocação de vídeos virais nas pesquisas destas duas plataformas. Os testes foram, no entanto, limitados apenas a um pequeno conjunto de utilizadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!