A Rússia encontra-se a criar uma nova pressão contra o YouTube, que surge depois de a plataforma ter bloqueado um canal da plataforma associado com a emissora russa “RT”.
O YouTube recentemente bloqueou um canal associado com o canal de televisão russo depois de o mesmo ter publicado várias notícias e vídeos com conteúdos de desinformação sobre a pandemia, algo que vai contra os termos de serviço da plataforma.
No entanto, esta medida chegou ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia, que em comunicado alegou que o YouTube encontra-se a criar uma falta de respeito à liberdade de impressa e que esta situação não teria precedentes no pais.
Além disso, as autoridades alegam ainda que o YouTube encontra-se a pactuar com as atividades do governo alemão, tendo em conta que os canais bloqueados estavam focados para o público na Alemanha, apesar de terem origem na estação televisiva russa.
Face a isto, as autoridades russas encontram-se a ponderar agora bloquear o acesso ao YouTube dentro do continente, além de ser possível aplicar outras medidas a meios de imprensa da Alemanha que tenham atuação dentro da Rússia.
É importante notar que, até ao momento, não existe nenhuma medida concreta aplicada, e tudo não passa ainda de acusações entre as duas partes. No entanto, a Rússia tem certamente a capacidade de bloquear o YouTube no pais se assim o pretender.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!