1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia chips

 

As tensões entre os EUA e a Rússia encontram-se a atingir novos patamares, e existe a possibilidade que estas venham a afetar também o mercado dos dispositivos eletrónicos.

 

Recentemente a administração de Biden terá alertado as autoridades Russas para o facto que os EUA podem vir a aplicar medidas de bloqueio para acesso ao mercado dos semicondutores por parte da Rússia, caso esta venha a invadir de forma militar a Ucrânia.

 

Apesar desta medida, a realizar-se, ter um grande impacto para a economia russa, ao mesmo tempo pode também afetar empresas nos EUA que dependam do processo de fabrico no pais. A administração do presidente dos EUA afirma, segundo o portal Axios, que a medida iria afetar tanto a possibilidade da Rússia aceder a tecnologias de chips de empresas nos EUA, como também de outros países que usem essa mesma ferramentas, software e designs dessa mesma tecnologia – de forma similar ao que foi aplicado com a Huawei.

 

Alguns analistas apontam que a “guerra” agora é sobre o mercado dos semicondutores, e esta medida, a ser aplicada, pode ter efeitos devastadores para a Rússia e o seu mercado mundial. Além disso, pode também afetar o pais em longo prazo, já que o mesmo deixa de ter acesso a uma cadeia segura de produção para chips das suas tecnologias, o que pode debilitar seriamente as capacidades de produção locais.

 

De momento ainda não é claro de que forma este bloqueio seria aplicado, caso realmente fosse aplicado. No entanto, se tivermos em conta ações similares do governo dos EUA no passado, será seguro dizer que poderemos estar perante uma forma de bloqueio bastante elevada, que certamente terá consequências desastrosas.

 

No entanto, algumas fontes também indicam que tal medida poderia vir a afetar drasticamente também empresas nos próprios EUA, que dependem da produção na Rússia para os seus produtos e que não possuem forma simplificada de mudar essa estratégia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech