1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11

 

Está finalmente a chegar a nova versão do Windows 11, mas para muitos não vai existir a possibilidade de realizar o upgrade para o novo sistema, devido também aos requisitos mais exigentes do mesmo.

 

O Windows 11 chega amanha, 5 de Outubro de 2021, e foca-se em fornecer algumas melhorias no sistema – tanto a nível de design como de funcionalidades. No entanto, estas surgem com requisitos mais elevados, que nem todos os sistemas poderão suportar – até mesmo sistemas que tenham sido construídos de forma recente.

 

Para estes casos, pouco existe a fazer a não ser permanecer no Windows 10, pelo menos para também não perder algumas funcionalidades com “métodos alternativos”. Mas isso pode não ser assim tão mau de todo.

 

Neste artigo vamos ver alguns pontos a considerar até mesmo se estiver a planear realizar o upgrade para o Windows 11, e que pode fazer com que repense duas vezes em manter-se mais um tempo no Windows 10.

 

1- O Windows 10 vai continuar a ser suportado

 

Mesmo que o Windows 11 venha a ser fornecido com todas as melhorias e novidades, e seja o foco da Microsoft, o Windows 10 vai continuar a ser suportado e atualizado.

A Microsoft vai manter o suporte do sistema, pelo menos, até 2025. Portanto o sistema vai continuar a receber atualizações e melhorias, bem como atualizações de segurança importantes de serem instaladas.

 

windows 10

 

2- O Windows 10 também vai receber novidades

 

Muitas novidades foram introduzidas com o Windows 11, mas a verdade é que também existem algumas que vão chegar ao Windows 10 durante os próximos tempos.

É possível que a Microsoft não lance as mesmas de imediato para o sistema, mas com o tempo algumas novidades vão começar a surgir também para a versão anterior do sistema operativo. Por exemplo, o AutoHDR e DirectStorage devem ser duas das novidades que vão chegar também à versão anterior.

 

Microsoft Store no Windows 11

 

A Microsoft Store é outra novidade que também vai chegar ao Windows 10, com a Microsoft a confirmar isso mesmo para o futuro – embora fiquem de lado o suporte a apps do Android.

 

3- Apps do Android não está disponíveis, mas existem alternativas...

 

Como referido anteriormente, o suporte a aplicações Android de forma nativa do Windows 11 será algo que não vai chegar nas versões anteriores. No entanto, os utilizadores podem continuar a usar alternativas tal como muitos utilizam hoje em dia.

 

Aplicações como a BlueStacks ajudam a emular o Android dentro do sistema, correndo apps do Android no mesmo sem problemas. Isso não se irá alterar com a chegada do Windows 11. Alias, o suporte nativo a apps do Android no Windows 11 não deve ser lançado de imediato, mas sim no futuro.

 

4- Alterações no design, mas que não agradam a todos

 

Se o design do Windows 11 é também um dos pontos de novidades, é importante ter em conta que este pode também ser um ponto negativo. Existe quem não goste de drásticas alterações na forma de funcionamento do sistema, e o Windows 11 introduz mudanças.

 

barra de ferramentas no windows 11

 

Ao manter-se no Windows 10, vai ter um ambiente conhecido e maduro, com funcionalidades que sabe que funcionam e que funcionam como espera. Não vai ter de perder tempo a aprender novas formas de utilizar o sistema, ou até a perder algumas das suas funcionalidades.

 

5- Pode perder funcionalidades que demoraram anos a surgir no Windows

 

O Windows 11 possui algumas falhas nas suas funcionalidades base que são difíceis de clarificar o motivo que levou a Microsoft a remover. Um dos exemplos encontra-se sobre a barra de tarefas, que agora se encontra fixa na parte inferior do ecrã – e não pode mudar para qualquer outra zona.

 

Também deixa de ser possível usar as etiquetas nas apps da Barra de tarefas ou até a mover apps diretamente para esta. Isto pode ser um grave problema para alguns utilizadores, que estavam habituados a trabalhar de uma certa forma, e necessitam agora de se adaptar drasticamente.

 

6- Evita problemas...

 

Apesar de a Microsoft estar a tentar fazer a migração do Windows 10 para o Windows 11 o mais suave possível, a verdade é que são sempre de esperar problemas.

Podem existir programas que não funcionem corretamente, ou drivers que necessitem de ser atualizadas – isto para as que venham realmente a ser atualizadas, pois muitas mais antigas podem nem receber atualizações de todo.

 

Ao manter-se no Windows 10, evita estas dores de cabeça. E enquanto meio mundo se encontra a tentar resolver problemas, o seu sistema continua a funcionar como esperado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech