1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do Windows sobre fundo gradiente

 

Que a Microsoft mantêm sobre o Windows muitos itens pertencentes a versões antigas do sistema não é novidade. Afinal de contas, até à bem pouco tempo ainda era possível encontrar ícones da era do Windows 98 dentro do Windows 10 – felizmente este aspeto foi melhorado no Windows 11.

 

No entanto, isso não impede que algumas funcionalidades antigas do sistema ainda estejam disponíveis nas versões mais recentes do mesmo. Foi exatamente isso que o jornalista Zac Bowden revelou, com uma pequena interface que data do Windows 8, associada ao desbloqueio do ecrã através da opção de “arrastar” – focada para uso em dispositivos com ecrãs táteis, algo que o Windows 8 pretendia que fosse o futuro, mas falhou.

 

O ecrã de bloqueio inicial do sistema foi alterado nas versões do Windows seguintes, mas mesmo no Windows 11 ainda é possível encontrar um pequeno histórico desta funcionalidade, com a capacidade de se “arrastar” o ecrã para desbloquear o mesmo.

 

imagem partilhada da funcionalidade do Windows 8

 

Yuri Dogandjiev, programador da Microsoft, mas que agora trabalha na equipa do Microsoft Teams, revelou que este pequeno ecrã de desbloqueio tinha sido criado por si faz quase uma década. E demonstra-se curioso, mas não surpreendido, que o mesmo ainda se encontre sobre o sistema.

 

resposta do programador sobre funcionalidade

 

A Microsoft tem um histórico de manter algumas das suas funcionalidades antigas até mesmo nas versões recentes do sistema operativo. Isto pode dever-se não apenas para efeitos de retro compatibilidade, mas também porque a empresa simplesmente se “esqueceu” dessa função no mesmo.

 

O Windows é um sistema complexo, com várias equipas que tratam das suas diferentes áreas e sistemas. Como tal, algumas que foram deixadas do passado podem permanecer entre versões do sistema para o futuro. Não seria de estranhar que num futuro “Windows 20” ainda se encontrem funções do Windows 11 atual.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech