A chegada do Windows 11 pode trazer bastantes novidades para os utilizadores, mas, ao mesmo tempo, existem também certas funcionalidades que vão deixar de se encontrar disponíveis.
Se utiliza o seu dispositivo no dia a dia, tendo em conta o seu uso, podem existir certas tarefas que necessitam de ser adaptadas. A lista ainda não é completa, mas a Microsoft já confirmou algumas das mudanças pelas quais os utilizadores devem estar preparados.
Neste artigo iremos verificar as principais funcionalidades e aplicações que estavam disponíveis no Windows 10, mas irão deixar de se encontrar no Windows 11.
- Cortana: O assistente do Windows (ou a tentativa de tal) vai deixar de se encontrar disponível por padrão no Windows 11, embora ainda possa ser instalado manualmente para quem realmente o pretenda usar.
- Cortana na Barra de tarefas: tal como não se encontra por padrão em novas instalações, o botão de lançar o Cortana pela barra de tarefas também vai deixar de se encontrar acessível – mesmo para quem tenha instalado a aplicação posteriormente.
- Barra de ferramenta desbloqueada: colocar a barra de ferramentas do sistema no lado ou topo do ecrã vai deixar de ser possível. Agora o único local parece ser a inferior.
- Sincronização de wallpaper: se possui uma conta da Microsoft associada com o Windows, o fundo de ecrã deixará de ser automaticamente sincronizado entre dispositivos, mesmo que venha do Windows 10.
- Internet Explorer: o antigo navegador da Microsoft vai ser inteiramente removido do sistema, podendo apenas ser usado o “IE Mode” no Edge.
- Notícias e interesses: a funcionalidade “Notícias e Interesses”, que foi recentemente disponibilizada no Windows 10, vai deixar de se encontrar no Windows 11. E invés disso iremos ter os widgets.
- Modo S: Este modo permitia configurar o sistema de forma mais limitada para certos usos, e encontrava-se disponível para todas as versões do Windows 10. No entanto, com o Windows 11 apenas vai encontrar-se disponível na versão Home.
- Linha de tempo: O acesso à linha de tempo com os ficheiros e sites recentemente acedidos pelo utilizador no Windows vai deixar de se encontrar de todo na mais recente atualização.
Por fim, existem ainda algumas aplicações que anteriormente se encontravam em todas as novas instalações do Windows 10, e agora vão deixar de ser automaticamente instaladas no sistema – embora ainda possam ser descarregadas manualmente. Desta lista encontra-se:
- Visualizador 3D
- OneNote
- Paint 3D
- Skype
Usava ativamente algumas destas funcionalidades no seu sistema?
Deixe nos comentários.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!