A Mozilla revela, a partir de hoje, uma nova alteração para o Firefox que pode vir a tornar-se algo polémica. O novo sistema de pesquisa contextual para a barra de endereços do Firefox já se encontra disponível para utilizadores nos EUA, e pode apresentar conteúdo patrocinado da plataforma.
Segundo a empresa, este novo sistema poderá surgir resultados patrocinados para termos que os utilizadores pesquisem na barra de endereços do Firefox. Esta medida foi realizada com vista a criar um fundo para o desenvolvimento do navegador e das suas otimizações.
A Mozilla afirma que estes resultados serão apresentados de parceiros aprovados pela entidade, e que os dados dos utilizadores vão permanecer privados e seguros. As recomendações não vão ser recolhidas com base em cada utilizador, mas sim no termo que se encontra a pesquisar – o que a organização acredita ser um método privado e seguro para implementar a funcionalidade.
A funcionalidade, apelidada de “Firefox Suggest”, foi lançada com o Firefox 93, sendo que nesta fase encontra-se disponível apenas para utilizadores nos EUA. No entanto, o objetivo passa por integrar o mesmo em outros países durante os próximos meses.
É também importante referir que este novo sistema de sugestões patrocinadas será do controlo dos utilizadores se o pretendem ativo ou não. A partir das definições do Firefox é possível desativar o sistema de sugestões de pesquisa patrocinadas, garantindo assim que o mesmo é desativado para os conteúdos patrocinados – mas mantendo toda a funcionalidade base do Firefox Suggest.
Curiosamente, o TugaTech verificou que em novas instalações do Firefox a funcionalidade encontra-se ativa por padrão, apesar de a Mozilla considerar a mesma como uma “opção”. Além disso, os resultados patrocinados também não são apresentados com qualquer tag de tal, e os utilizadores não possuem forma de saber de imediato quais são as sugestões reais e as patrocinadas.
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