1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Dinheiro a nascer

 

Muitas empresas optam por criar as suas sedes fiscais em países onde o pagamento de impostos é mais reduzido. No caso da União Europeia, a Irlanda é um dos países onde mais gigantes do setor de tecnologia e Internet possuem as suas sedes, devido ao valor baixo de impostos pagos.

 

No entanto, isso pode vir a mudar. Uma nova legislação aprovada pelo governo da Irlanda pode vir a alterar os valores que sobretudo as grandes empresas pagam no pais. A nova legislação aponta a criação de um valor mínimo de impostos para as multinacionais de 15%, tendo em conta que o valor atualmente encontra-se nos 12.5%.

 

Apesar de a subida não parecer muito elevada, quando estamos a falar de empresas multinacionais com milhões de dólares em receitas, existe um substancial aumento nos possíveis pagamentos destas em impostos.

De notar que o valor de 12,5% nos impostos permaneceria idêntico para todas as empresas que tenham menos de 750 milhões de euros em receitas anuais, portanto a medida apenas afetaria as maiores empresas no pais.

 

Mesmo com este aumento, é importante sublinhar que o valor aplicado na Irlanda ainda é um dos mais baixos dentro dos países da União Europeia, e, portanto, as empresas poderiam ter pouca escolha para além de permanecer no pais.

 

De notar também que se encontram em estudo medidas que podem alterar a forma como as empresas europeias pagam impostos, passando a cobrar os mesmos com base nos países onde forneçam os seus serviços. Ou seja, atualmente empresas como o Facebook e a Google possuem a sede na Irlanda, embora forneçam serviços em vários outros países, mas pagam apenas os impostos do pais onde a sede se encontra.

 

As novas medidas que estão a ser avaliadas podem vir a aplicar um imposto conforme o pais onde cada uma forneça os seus serviços/produtos, tornando praticamente irrelevante o local onde se encontra a sua sede.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech