Desde que a Apple integrou o novo sistema de “App Tracking Transparency” no iOS, plataformas como o Facebook davam conta como esta funcionalidade iria drasticamente prejudicar os anunciantes. Apesar de ainda não existirem dados concretos nesse sentido, pelo menos existe alguém que ganha com este sistema: a própria Apple.
De acordo com os dados do The Financial Times, a Apple conta com o seu próprio sistema de publicidade, apelidado de “Search Ads”. Este permite que os programadores possam anunciar as suas apps sobre determinados termos de pesquisa na App Store, surgindo as mesmas no topo dos resultados.
Ao que parece, cada vez mais este sistema tem vindo a ser usado para atrair novos utilizadores para novas apps, sendo que os números apontam que a Apple aumentou drasticamente o volume da sua participação no mercado da publicidade em dispositivos móveis desde que o “App Tracking Transparency” foi lançado.
Enquanto que a Apple tinha apenas 17% de quota no mercado da publicidade o ano passado, este valor aumentou para mais de 58% durante 2021, com os maiores aumentos a serem registados nos últimos seis meses.
De acordo com Alex Bauer, responsável da empresa Branch, que realizou a pesquisa, é como se a Apple tivesse passado de um “pequeno jogador” no mercado para a “liga grande”, passando a ter um grande impacto na forma como os anunciantes usam o sistema.
As previsões apontam que a Apple deve registar um crescimento considerável nas receitas originárias da publicidade no seu sistema da App Store durante 2021, e a tendência deverá ser para aumentar ainda mais no futuro.
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