Depois de várias semanas sem comunicação, a equipa responsável pelo controlo da Perseverance revelou finamente ter conseguido voltar a obter a ligação necessária com a Rover em Marte.
De acordo com a NASA, uma falha na comunicação com a Rover estaria a atrasar alguns dos planos dos cientistas. No entanto, o problema parece ter sido agora resolvido, sendo que a equipa responsável revelou ter conseguido novamente obter ligação com a mesma, e passou a ter controlo para as suas missões.
A ligação também permite à equipa recolher ainda mais imagens capturadas durante este período no planeta vermelho, bem como áudio do mesmo em várias alturas do dia.
De acordo com os cientistas, a perda de ligação deveu-se às orbitas de Marte e da Terra estarem em lados opostos do Sol, e que se agravou devido aos gases que se emitiram da “estrela gigante” do nosso sistema solar. Os gases podiam prejudicar a transmissão de dados ou corromper os comandos enviados, pelo que os cientistas decidiram não enviar qualquer informação - para prevenir que a Rover recebesse dados incorretos.
Obviamente, a perda de comunicação é um dos vários problemas pelos quais a equipa estava preparada, portanto esta situação era mais do que esperada de acontecer durante todo o período da missão da Perseverance.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!